O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
2 min

Temporal alaga escola e universidade em Ouro Preto

Temporal alaga escola e universidade em Ouro Preto

Marcos Delamore

Uma forte chuva que atingiu a cidade de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, nesta quinta-feira (4), provocou diversos pontos de alagamento em instituições de ensino do município. Uma escola e prédios da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) registraram acúmulo de água nas unidades. As aulas da escola foram temporariamente suspensas.

Vídeos gravados por estudantes e funcionários mostram a água invadindo corredores e salas da Escola de Nutrição (ENUT), do Departamento de Geologia (DEGEO), no campus da UFOP no Morro do Cruzeiro, e da Escola Municipal Hélio Homem de Faria, localizada no bairro Padre Faria.

Em nota, a UFOP explicou que a topografia do campus favorece o escoamento da água para o sistema de drenagem, situado no passeio central. Ainda segundo a instituição, o volume de água foi superior ao que os bueiros e canaletas suportam.

Anteriormente, a concentração de água pelos espaços do campus da universidade já havia sido observada. Isso motivou ações preventivas no sistema de drenagem, por parte da UFOP, para minimizar os impactos das chuvas.

No comunicado, a instituição noticiou que um estudo completo da rede de drenagem e do regime pluviométrico da região será necessário para solucionar esses desafios de forma efetiva e definitiva.           

“Essas obras definitivas requerem investimentos significativos e precisam ser incorporadas no planejamento orçamentário da instituição, o que é um desafio no cenário de recursos escassos pelo qual estamos passando”, informou a UFOP.

A Prefeitura de Ouro Preto esclareceu que as aulas na escola municipal foram suspensas por questões de segurança.

“A decisão foi tomada para a segurança dos estudantes, profissionais da educação e famílias, considerando os riscos de alagamento e possíveis impactos na infraestrutura das unidades escolares.

As atividades serão retomadas assim que houver condições seguras. Novas atualizações serão divulgadas pelos nossos canais oficiais”. 

A cidade histórica já havia registrado chuvas ao longo da semana, com queda de granizo. Em Mariana, município vizinho, um temporal causou impactos relevantes em ruas e avenidas da cidade, nesta segunda-feira (01/12).

Todos os Direitos Reservados © 2026

Desenvolvido por Orni