O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
4 min

Show de Nando Reis, na Praça Tiradentes, terá limite de público

Show de Nando Reis, na Praça Tiradentes, terá limite de público

Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore

A Praça Tiradentes, principal cartão postal da cidade histórica de Ouro Preto, recebe, nesta sexta-feira (8), o “Festival Tudo é Jazz”, que une jazz a outros estilos musicais, em uma programação ao ar livre. Com entrada franca, os shows terão limite de público de 3 mil pessoas. A medida foi determinada pelo Ministério Público e orientada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em reunião com a comissão organizadora do evento.

De acordo com informações oficiais da organização, as recomendações implicam em mudanças estruturais, como o cercamento e a sinalização da área, e a restrição de entrada assim que a lotação máxima for atingida. Além disso, aconselha as pessoas a chegarem com antecedência para evitar o risco de adversidades e de não acompanharem o show de Nando Reis.

De origem ouro-pretana, o festival de música completa vinte e três anos de existência em 2025 e dispõe de uma programação recheada de shows de artistas locais, Nando Reis, The Velvet Kings, Dixieland, Juarez Moreira Trio, Willian Evans Trio (EUA), Cliver Honorato, Filó Machado, Tributo a Ella Ella Fitzgerald e Dolores Duran com Izzy Gordon.

O “Festival Tudo é Jazz”, um dos melhores eventos de jazz do mundo, acontecerá entre os dias 07 e 10, e reunirá, também, oficinas culturais, cortejos e outras experiências. Todas as atrações têm entrada 100% gratuita e são fomentadas pela Prefeitura de Ouro Preto e por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Além da programação intensa, o festival tem apoio de duas parcerias importantes em 2025: a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a operadora de telefonia Vivo. A agenda tem a realização da New View Entretenimento e Comunicação e da Alce – Associação Livre de Cultura e Esporte. A apresentação é desenvolvida pelo Ministério da Cultura e pela Gerdau e patrocinada pela Vivo.

Para celebrar esse ano especial, o Tudo é Jazz, após percorrer a Cidade Patrimônio Mundial, será realizado também de 15 a 17 de agosto em Itabirito; 23 e 24 de agosto em Congonhas; 13 e 14 de setembro em Ouro Branco; e de 19 a 21 de setembro em Grão Mogol.

Interdição da Praça Tiradentes

A Justiça Federal proibiu a realização de eventos de médio e grande porte na Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. A decisão respeita a sanção imposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que recomendou o cancelamento de shows e demais festividades com superior número de pessoas no principal cartão postal do município mineiro.

A determinação do MPF foi imposta para evitar danos ao patrimônio histórico e garantir a segurança da população e dos visitantes, tendo em vista que a cidade histórica de Ouro Preto foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938 e reconhecida pela UNESCO como a primeira cidade brasileira a ser declarada como Patrimônio Mundial, em 1980. Além disso, o Ministério Público alertou para o alto risco de incêndio no local.

Durante a coletiva de lançamento do Festival de Inverno, o prefeito Angelo Oswaldo explicou que a administração municipal tem efetuado esforços para conseguir a liberação do espaço e garantir a sua utilização em apresentações artísticas e musicais. Ademais, ressaltou que a Praça Tiradentes conta com toda a estrutura e dispositivos necessários para garantir a segurança dos visitantes e moradores.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni