O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
6 min

Serra de Botafogo, em Ouro Preto, recebe evento em comemoração ao Dia Mundial da Água

Serra de Botafogo, em Ouro Preto, recebe evento em comemoração ao Dia Mundial da Água

Por: Marcos Delamore

A terceira edição do evento Hidrogeodia será realizada no dia 22 de março, na Serra de Botafogo, em Ouro Preto. O evento é uma das atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, que visa impactar positivamente e educar sobre a importância das águas subterrâneas, possibilitando a comunicação mais próxima entre o coletivo da localidade e o corpo acadêmico para discutir soluções sustentáveis e promover a gestão do recurso natural e essencial para a vida.

Hidrogeodia

O Hidrogeodia é um encontro que tem como objetivo ampliar o conhecimento do público sobre as águas subterrâneas e a sua associação com as bacias hidrográficas, além de oferecer um momento de reflexão sobre a relevância da água para a sociedade e para a saúde pública.

A principal pauta discutida na convenção são as águas subterrâneas, recursos hídricos sob a superfície terrestre que preenchem os poros de rochas e sedimentos, que constituem os aquíferos e são importantes para a segurança hídrica do país e do globo. Elas sustentam diversos sistemas aquáticos, como: rios, lagos, nascentes, mananciais de abastecimento e ecossistemas.

A comunidade denuncia que a Serra de Botafogo, situada a 7 km do Centro Histórico de Ouro Preto, tem os seus aquíferos ameaçados pelo licenciamento das atividades mineradoras de seis empresas do setor, que causam danos irreversíveis para as águas subterrâneas da localidade.

O evento é uma ocasião para refletir e analisar os efeitos da prática das mineradoras e apoiar a preservação e conservação do patrimônio hídrico. Essa experiência é organizada pela Associação Internacional de Hidrogeólogos em parceria com a Cátedra UNESCO Água Mulher e Desenvolvimento (NUCAT), PROEX UFOP, Programa Geociências Sem Muros, Programa Participa Minas, PET Engenharia Geológica da UFOP, Associação de moradores e amigos do Botafogo (AMAB), Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto (APAOP) Instituto Guaicuy, Associação Quadrilátero das Águas (AQUA) e Projeto Manuelzão UFMG.

Dia Mundial da Água

O dia 22 de março foi a data instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar o Dia Mundial da Água. Nesse momento, as questões essenciais que envolvem a água são colocadas em discussão. O objetivo dessa data é alertar a população sobre a necessidade e a urgência em preservar esse bem natural e vital.

O patrimônio hídrico de Ouro Preto está em risco e pode ser um dos principais afetados pela atividade mineradora, o que resulta na diminuição da recarga de duas bacias hidrográficas: do Rio Doce, ao sul do território, e do Rio das Velhas ao norte, que contribui para o abastecimento de diversas localidades do Estado de Minas Gerais.

Serra de Botafogo

A Serra de Botafogo apresenta uma riqueza natural e abrange a Reserva Ecológica do Tripuí, a Capela de Botafogo, uma das mais antigas do estado, duas trilhas coloniais dos anos de 1718 e 1782, com ruínas de chafarizes, minas coloniais, entre outros bens ecológicos, históricos e arqueológicos.

O Botafogo é uma localidade histórica que remonta ao século XVIII e importante para a identidade e memória da comunidade e de Ouro Preto. A atividade do Hidrogeodia busca a preservação das montanhas, águas, florestas e de todo o patrimônio da região.

Diante disso e pensando na preservação desses patrimônios, em 2023, o Deputado Estadual, Leleco Pimentel (PT), foi autor do Projeto de Lei que declara a Serra do Botafogo como patrimônio ambiental, histórico, cultural, religioso, turístico, paisagístico, hídrico e social, de natureza material e imaterial de Minas Gerais.

Ailton da Silva, zelador da Capela de Santo Amaro e membro da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo, comentou sobre a importância da proposta do deputado estadual. “Ela defende a preservação do patrimônio e evita a exploração do minério”, afirmou.

A Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB Ouro Preto) e a entidade “Preserve o Botafogo” destacam que a região merece ser protegida e preservada para as próximas gerações. “A Região de Botafogo enfrenta ameaças sérias de interesses minerários que buscam explorar e destruir toda essa riqueza natural e histórica para benefício próprio, ignorando os valores que ela representa para nossa comunidade e para as gerações futuras”.

Du Evangelista, membro da Comissão de Acompanhamento do Plano Diretor de Ouro Preto, abordou a relevância do patrimônio hídrico da Serra de Botafogo e os impactos negativos da ação de empresas mineradoras na localidade. “Botafogo deveria ser uma zona protegida de atividades extrativas de todas as naturezas. É uma zona importante de recarga dos mananciais de água. Com a atividade mineradora, em um horizonte curto, a gente pode ter um problema muito grave de abastecimento de água em Ouro Preto”, enfatizou.

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Agropecuária, se reuniu com o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas para anunciar um novo aporte de R$ 5 milhões, somado aos R$ 5 milhões já em curso de investimento, para a preservação das águas do município.

O prefeito da cidade histórica, Angelo Oswaldo (PV), destacou a importância da parceria com o comitê. “É um investimento fantástico do comitê para a preservação da bacia hidrográfica do Alto Rio das Velhas”, comentou.

A presidente do comitê, Pollyanna Valgas, falou sobre os investimentos no território de Ouro Preto. “É uma preocupação com o território tão importante para a segurança hídrica da região”, revelou. 

Demais informações do Hidrogeodia:

Data: Sábado, dia 22 de março.

Horário: 8h30

Pontos de encontro: Guarita na entrada da comunidade de Botafogo e na Capela de Santo Amaro.

A prática é aberta ao público, de caráter gratuito e, no fim das atividades, terá a emissão de certificados para os participantes.

O PET de Engenharia Geológica recomenda o uso de calçados fechados, blusas de mangas longas, calça, chapéu/boné, capa de chuva/sombrinha e levar água. No local, haverá uma feirinha comunitária com lanche.

As inscrições podem ser feitas através do formulário: FORMULÁRIO

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni