Imagem: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação
Por: Marcos Delamore
O município de Ouro Preto receberá, nos dias 19 e 20 de fevereiro, o primeiro seminário “O Futuro do Passado”, de gestão e planejamento para a preservação do patrimônio cultural e natural da cidade histórica. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto (PMOP), acontecerá no Anexo do Museu da Inconfidência e contará com o apoio de pesquisadores, especialistas e instituições parceiras.
O encontro inédito, cujo tema é “Transformações urbanas e as soluções para preservar uma Ouro Preto histórica e cada vez mais moderna”, tem como finalidade possibilitar debates sobre o futuro sustentável da cidade, garantir o aprimoramento dos métodos de atuação de cada entidade envolvida e traçar soluções para a preservação patrimonial da cidade.
Em comunicado oficial, a administração pública informou que a oportunidade contribui para o bem-estar da população ouropretana e do cuidado com as raízes do município. “Um marco na construção de um futuro que respeita e valoriza seu passado”.
A iniciativa visa promover o compartilhamento de conhecimentos entre os atores presentes e reforçar a identidade cultural de Ouro Preto. As mesas de discussão terão como mediadores: o prefeito Angelo Oswaldo (PV), o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Camila Sardinha, o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, e o chefe de gabinete, Zaqueu Astoni. Além disso, será realizada uma visita técnica na Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas, localizada na Rua Alvarenga, no bairro Cabeças.
Para conferir mais informações e a programação completa do I Seminário Municipal “O Futuro do Passado”, acesse o site da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto.