Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore
A Prefeitura de Ouro Preto, o Museu Aleijadinho e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizaram, no último dia 18 de novembro, data da morte do Mestre Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), a cerimônia de entrega da Medalha do Aleijadinho, honraria concedida a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para a proteção, preservação e promoção da arte e da cultura local.
A cerimônia aconteceu no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ícone do conjunto arquitetônico e artístico do município e obra-prima do pai do mestre do barroco mineiro, situada no Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial.

A Medalha do Aleijadinho foi entregue pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, o bispo emérito de Oliveira e fundador do Museu Aleijadinho, Dom Barroso, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Flávio Malta, a secretária-adjunta de Cultura e Turismo, Sônia Maria Rezende, e o pároco de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, o Monsenhor Enzo dos Santos.
O prefeito Angelo Oswaldo exaltou o compromisso da cidade com a preservação dos valores culturais e do legado histórico de Antônio Francisco Lisboa. “Foi sempre na Paróquia de Antônio Dias que nós tivemos um zelo especial pela história, memória e obras de Aleijadinho”, disse.

Tradição
A Semana do Aleijadinho, dedicada ao patrono das Artes do Brasil, o Mestre Antônio Francisco Lisboa, é uma das mais tradicionais e importantes solenidades culturais do estado de Minas Gerais.
Com tema “A Arquidiocese de Mariana e a Obra de Aleijadinho: 280 Anos de Fé, Arte e Patrimônio Cultural”, a celebração da 46ª Semana do Aleijadinho aconteceu entre os dias 11 e 18 de novembro, com exposição temática, oficinas, lançamentos, apresentações musicais e celebrações religiosas.

O fundador do Museu Aleijadinho, Dom Barroso, destacou o aspecto dinâmico da instituição. “O Museu Aleijadinho que criou essa Semana, para que o museu não fosse apenas algo estático, parado, só como um depósito de peças. O dinamismo do museu levou a criar essa celebração. Desde o início, procuramos realizar a Semana do Aleijadinho junto com a Secretaria de Cultura e Turismo”, enfatizou.
A solenidade da entrega da medalha foi composta por dois momentos distintos. Primeiro, houve a colocação de flores no túmulo do Mestre Antônio Francisco Lisboa, sob o piso do Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição, que abriga os seus restos mortais e de seu pai Manuel Francisco Lisboa.
Depois disso, foi a vez do ato de entrega da honraria a cerca de 20 homenageados. Durante a sessão solene, foram relembrados momentos marcantes de cada agraciado em prol do município mineiro.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, a Semana do Aleijadinho uniu a preservação cultural e as tradições religiosas ao senso de pertencimento dos cidadãos ouro-pretanos a um dos maiores ouro-pretanos da história.“Para além do patrimônio histórico, construído e imaterial, nós, enquanto cidadãos, também pertencemos a isso. O patrimônio cidadão é a participação ativa da sociedade nas diretrizes do patrimônio histórico”, afirmou.

Homenageados
A Medalha do Aleijadinho foi criada em 1974 e, em 2025, contou com uma relação de agraciados em distintas frentes de atuação. Confira a lista:
- Patrícia Lilian Dias de Freitas
- Hugo de Castro Machado
- Caio Henrique Andrade do Carmo
- Padre Eduardo Bastos de Souza
- Professora Yacy Ara Froner Gonçalves
- Professor Luiz Antônio Cruz Souza
- Fernandelli Sidney da Costa Fernandes
- Marcílio Luiz Bretas
- Procurador Dr. Paulo de Tarso Morais Filho
- Marco Aurélio Xavier Pinto
- Wanderley Claudino Ramos
- Maruzia Coelho Ferreira
- Simone de Andrade Neves
- Escola Estadual Marília de Dirceu
- Irene do Sacramento
- Edilson José do Nascimento
- Arquidiocese de Mariana
- Família José Maria Santo – Zeladores da Imagem do Senhor dos Passos)
O pároco de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, o Monsenhor Enzo dos Santos, representou a Arquidiocese de Mariana, agraciada com a condecoração. Para ele, a cerimônia é um momento muito especial e reconhece personalidades que salvaguardam a arte, cultura e patrimônio de Ouro Preto.
“Reafirmamos o compromisso de continuar cuidando da nossa arte, da nossa fé, da nossa cultura, daquilo que faz parte da nossa vida”, declarou.
