O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Secretaria de Meio Ambiente promove evento de sensibilização do mês do Outubro Rosa

Secretaria de Meio Ambiente promove evento de sensibilização do mês do Outubro Rosa

Evento aconteceu no dia 30 de outubro, e visou sensibilizar sobre a importância do autocuidado e da autoestima

REPORTAGEM: Sarah Moreira/ REVISÃO: Greiza Tavares

No dia 30 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou o evento “Conversa Sustentável: Catadoras de Ouro Preto”, em parceria com o projeto Engenharia para a Sustentabilidade e Empreendedorismo Social (ESES), do curso de Engenharia de Produção, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na Unidade Básica de Sáude da Bauxita, localizada no Campus Morro do Cruzeiro da UFOP. A oficina, que aconteceu como parte da programação do Outubro Rosa, teve como objetivo sensibilizar as catadoras do município sobre a importância do autocuidado e autoestima nesse mês de conscientização.

Durante a oficina, as catadoras participaram de diversas atividades de promoção da saúde e autoestima. Inicialmente, elas participaram de dinâmicas de sensibilização sobre a força da mulher, realizada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, e de autocuidado, feita pela psicóloga da UBS da Bauxita. Logo após, ocorreram também sessões de reiki, auriculoterapia e exames com o ginecologista.

Máximo Martins, professor da UFOP e coordenador do projeto Engenharia para a Sustentabilidade e Empreendedorismo Social, enfatizou a importância da realização de oficinas como essa: “É uma honra poder proporcionar um dia especial, dedicado ao autocuidado e ao bem-estar, para essas mulheres que tanto fazem por nós. O trabalho que as catadoras realizam vai muito além da coleta seletiva; elas prestam um serviço essencial para a nossa comunidade e abrem as portas para receber nossos alunos em diversos projetos, contribuindo para o aprendizado prático e para a conscientização sobre sustentabilidade e inclusão social”, afirmou o professor.

Essa oficina faz parte do projeto “Saúde dos Catadores e Catadoras”, da Secretaria de Meio Ambiente, que visa proporcionar momentos de cuidados e reflexões com a saúde. Diversas atividades já foram proporcionadas para os catadores, como uma campanha de vacinação, em parceria com o projeto PREVINA da UFOP, para que eles pudessem completar o ciclo básico de vacinação, além de realizarem testes rápidos para o diagnóstico de ISTs.

Maria das Graças Melo, responsável pelo setor de educação ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reforçou a necessidade da realização desse projeto: “Em conformidade com o projeto, ‘Saúde dos Catadores e Catadoras’, foi realizado, em outubro, mais um encontro com as catadoras, com o objetivo de reforçar, para elas, a valorização do autocuidado com o seu corpo e sua vida. Nós também observamos a importância do trabalho dessa sensibilização, como elas se sentiram acolhidas, mais reflexivas sobre os cuidados com elas”, disse a responsável.

Maria Helena de Souza, catadora da Associação de Catadores de Antônio Pereira (AMRAP), participou da oficina do mês do Outubro Rosa nos dois últimos anos e disse que sempre que vem às oficinas, não tem vontade de ir embora, sentindo-se extremamente acolhida durante as atividades.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni