Imagem: Arthur Xavier
Reportagem: Arthur Xavier / Revisão: Greiza Tavares
Na última segunda-feira, 18 de novembro, a Secretaria de Agropecuária deu início à distribuição de 2.700 mudas de frutas, a um preço acessível, para agricultores locais. O programa, que abrange 12 regiões do município, incluindo distritos e subdistritos, visa apoiar a diversificação da produção rural e fortalecer a agricultura familiar na região. Ao todo, 192 famílias cadastradas serão beneficiadas, com a parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto, a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Preto, atuando juntos para viabilizar essa ação.
Cada agricultor participa do programa adquirindo as mudas por um valor acessível, enquanto a Prefeitura fica responsável pela logística, incluindo o transporte das mudas até os produtores. A EMATER administra o programa, planejando e encomendando as mudas, além de apoiar na logística de entrega. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza o cadastramento das famílias nas comunidades rurais e oferece apoio auxiliando na distribuição.
Além da entrega das mudas, os produtores recebem um acompanhamento técnico, com orientações detalhadas sobre como realizar o plantio de forma adequada. Esse suporte, oferecido durante o processo de plantio, ajuda os agricultores a obter o melhor rendimento possível de suas plantações.
O secretário de Agropecuária de Ouro Preto, Sebastião Bonifácio, destacou a importância da colaboração. “Essa parceria com a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais tem sido essencial para o sucesso do projeto, que, além de apoiar a agricultura local, contribui para o crescimento da economia regional. As mudas, que vieram da cidade de Bom Despacho, são distribuídas entre os agricultores cadastrados e têm o potencial de gerar renda tanto no comércio local quanto nas feiras da região”, declarou o secretário.
O programa de fruticultura não só visa a diversificação da produção e o aumento da disponibilidade de frutas, mas também tem como foco a segurança alimentar das famílias rurais, e a geração de renda com o excedente da produção. Com o apoio das associações de produtores, o projeto fortalece a economia local e promove uma agricultura mais sustentável.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agropecuária pelos números (31) 3559-3210 ou (31) 3559-3249.