O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Restaurante da Escola de Minas de Ouro Preto ganha livro

Restaurante da Escola de Minas de Ouro Preto ganha livro

Imagem: Ponto de Cultura Acervo Otávio Luiz Machado/Divulgação

Por: Marcos Delamore

O livro “Restaurante da Escola de Minas de Ouro Preto (REMOP): um patrimônio cultural universitário brasileiro e marco da assistência estudantil”, do historiador Otávio Luiz Machado, será lançado nesta quinta-feira (20), na República Aquarius, no centro histórico de Ouro Preto.

A obra

A obra de Otávio Luiz Machado (Jaka) disponibiliza documentos e relatos de um dos marcos significativos da história do município de Ouro Preto. O livro aborda e rememora o surgimento do Restaurante da Escola de Minas de Ouro Preto, fundado em 1959, e enfatiza sua contribuição para as políticas assistenciais universitárias e em prol do corpo estudantil. A iniciativa da instalação de um restaurante universitário surgiu a partir das necessidades e demandas de melhores condições de moradia, alimentação e infraestrutura acadêmica.

Promovido pelo Ponto de Cultura Acervo Otávio Luiz Machado e patrocinadores, a história narra a adaptação do pavimento térreo do antigo Fórum de Ouro Preto para as atividades do restaurante estudantil e a importância das ações desenvolvidas pelas autoridades e entidades daquele período, como a Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN), o atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que viabilizaram iniciativas para a preservação da fisionomia histórica da cidade.

A narrativa também traz personalidades políticas, como o presidente Juscelino Kubitschek, o ministro da Educação Clóvis Salgado, o reitor da Universidade do Brasil, Pedro Calmon, o governador de Minas Gerais, Bias Fortes, e outros influentes que tiveram papel colaborativo no projeto de criação do REMOP. Os estudantes da Escola de Minas foram peças importantes para a preservação patrimonial universitário e para a introdução de medidas de reconhecimento do contexto acadêmico e cultural de Ouro Preto.

O autor

Otávio Luiz Machado é graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), coordenador do Ponto de Cultura Acervo Otávio Luiz Machado e editor da Editora Prospectiva. Em seu acervo, os principais destaques debruçam em narrativas sobre o contexto da Universidade, das escolas tradicionais e das repúblicas universitárias.

Reconhecido por seu trabalho e dedicação ao patrimônio cultural brasileiro, foi convidado a palestrar no 3º Seminário de Patrimônio Cultural Universitário, realizado na Universidade de São Paulo (USP) em 2024.

Em mais de 20 anos dedicados aos estudos e pesquisas sobre a cidade histórica de Ouro Preto, o escritor desenvolve atividades culturais que promovem o acesso e a proteção de direitos, da cidadania e da diversidade cultural do Brasil.

Agenda:

O lançamento do livro trará uma breve apresentação da obra e do trabalho desempenhado pelo Ponto de Cultura Acervo Otávio Luiz Machado. Além disso, possibilitará um momento de interações e diálogos sobre os pontos de contato da cidade de Ouro Preto com a universidade, e valorização do restaurante como agente promotor da conservação do patrimônio cultural universitário brasileiro. Ao final desse momento, será oferecida uma experiência gastronômica, com a degustação de um caldo de mandioca, que visa propiciar um espaço de confraternização entre os presentes no evento.  

Serviço:

Data: 20 de março de 2025

Horário: 19h às 21h

Local: República Aquarius – Rua Paraná, 26, Centro de Ouro Preto

Dúvidas, esclarecimentos e outras informações: (31) 99658-9290

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni