O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
2 min

Projeto Transvê Poesia comemora três anos de criação

Projeto Transvê Poesia comemora três anos de criação

Projeto de incentivo a leitura iniciou em Ouro Preto e já alcança novas fronteiras

“O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo”. Essa foi a frase do poeta Manoel de Barros que incentivou o Poeta das Garrafas de Ouro Preto a dar início ao Transvê Poesias. A proposta, que é incentivar a leitura e levar poesia pelas ruas através da reutilização de garrafas long necks, completou no mês de abril, três anos de criação e já rende bons frutos.

O envolvimento do idealizador do projeto, Anderson Valfré, com os versos de Barros, resultou no projeto que leva poesias as pessoas através da transformação das garrafas long necks de cervejas, envolvidas em jornais e poesias, penduradas por diversos pontos de cidades por onde passa. “A ideia é transformar, dar novos significados. A garrafa deixa de ser um material banal, descartável, e passa a ser diferente, poética, desperta a curiosidade das pessoas”, descreve Valfré, que comemorou em abril, três anos de Transvê. Para celebrar a data, o Poeta das Garrafas, com a ajuda de amigos, realizou três intervenções poéticas, sendo duas nos Espírito Santo, e uma em Ouro Preto, que aconteceu no sábado, dia 6, com a exposição de poesias nos pontos de ônibus da cidade.

O poeta ressalva que para ele “a poesia tem que ser simples. Poesia é prazer. Pois todo ser humano tem prazer em fazer alguma coisa. A poesia mora no prazer. É nesse olhar que quero tocar as pessoas”. E ele consegue. Basta pouco tempo de exposição das garrafas para as pessoas serem ‘tocadas’. “É muito interessante, chama a atenção, vale a pena observar e ler. Deixa o dia mais leve, ainda mais nessa correria despercebida que a gente vive”, enfatiza a ouro-pretana Leila Luiza de Lima, que ficou super feliz em saber que poderia levar a poesia para casa.

Durantes esses três anos o Transvê promoveu milhares de encontros com públicos de diversas faixas etárias. Anderson conta que foram eventos, oficinas e intervenções. Foram mais de três mil garrafas, seis estados, 170 poemas, 40 intervenções e ainda está prevista uma parceria internacional.
Conheça mais do projeto na página facebook.com/Transve

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni