O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
2 min

Projeto Inédito chega a Ouro Preto e região

A Fundação de Educação Artística de Minas Gerais (FEA-BH) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) realiza inédito projeto de formação musical em Ouro Preto. Trata-se do “Territórios de Invenção – Residências Musicais” que é uma residência musical completamente gratuita, com duração de duas semanas, com aulas todos os dias, quatro horas por dia. As aulas serão ministradas por Ione de Medeiros e o Grupo Oficcina Multimédia, um dos mais consagrados do cenário musical mineiro. O tema da residência é “Rítmica no espaço cênico”.

As atividades serão de 5 a 16 de setembro, no Departamento de Música da Ufop – Campus Morro do Cruzeiro. A residência visa uma vivência corporal, com estímulos rítmicos relacionados às múltiplas possibilidades de organização do corpo no espaço/tempo. O objetivo é utilizar o pulso como referência inicial para organizações rítmicas expandindo para combinações mais complexas, como jogos de pergunta e resposta, procedimentos em cânones e repetições.

Como suporte para essa pesquisa, os alunos farão exercícios práticos compreendendo o uso de sons vocais, textos, batimentos corporais, gestos, movimentos, além da utilização de objetos. As atividades compreendem criação e improvisação individual e em grupo, a partir de estímulos diversos.

Informações

Número de vagas: 30

Público Alvo: A partir de 16 anos, interessados em teatro, dança e música. Disponibilidade para realizar exercícios corporais e disponibilidade para participar da residência artística no período proposto.

Resultado das Inscrições: 30 de agosto

Agenda: Haverá uma mostra do trabalho ao término da residência, no dia 16/09. Inscrições até 16 de agosto, mais informações: www.residenciasmusicais.com.br ou no Departamento de Música da UFOP – Campus Morro do Cruzeiro

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni