O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Projeto IÊ CAMARÁ, que oferece aulas de capoeira, realizou seminário temático de capacitação para educadores

Projeto IÊ CAMARÁ, que oferece aulas de capoeira, realizou seminário temático de capacitação para educadores

Aulas de capoeira em Cachoeira do Campo. Imagem: Reprodução Instagram Projeto IÊ CAMARÁ

Por: Victória Oliveira

Aconteceu, no último sábado (15), no auditório do Oratório Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, o 1º Seminário de Capacitação de Educadores do Projeto IÊ CAMARÁ, gratuito e aberto para todos os profissionais da educação que se interessam pelo ensino da cultura popular e das práticas desportivas, principalmente a capoeira. O seminário foi realizado pelo projeto com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O evento explorou a relação entre educação, inclusão e bem-estar por meio do movimento, do esporte e da cultura. As palestras abordaram desde o impacto da prática esportiva para crianças com necessidades especiais até a importância do alongamento, a prevenção de lesões e o esporte como resistência às drogas e à violência. A programação também destacou a pedagogia como ferramenta de transformação social e se encerrou com uma atividade musical, reforçando a capoeira como uma prática que une corpo, mente e comunidade.

O projeto IÊ CAMARÁ nasceu no ano passado, por meio da Associação Desportiva e Cultural Cativeiro Capoeira, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. Atualmente, o projeto oferece aulas de capoeira não apenas em Cachoeira do Campo, distrito ouro-pretano que sediou o evento, mas também em núcleos de diferentes bairros de Ouro Preto e nos distritos de Rodrigo Silva, Santo Antônio do Leite, Amarantina, Santa Rita, Antônio Pereira e Glaura.

Aulas de capoeira

Mestre Kalunguee, que conduz as aulas em Cachoeira do Campo, conta que vive e ensina capoeira desde 1982. “Depois de muito trabalho voluntário, é a primeira vez que estamos com o apoio do poder público”. Ele ressaltou ainda a importância da lei federal n° 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira africana as escolas, para a ampliação do ensino da capoeira.

A capoeira, embora seja entendida por muitos como uma arte-marcial, é, na verdade, uma arte ancestral que envolve dança, música e movimentos ágeis, exercendo um papel fundamental na continuidade da cultura afro-brasileira. Para participar do Projeto Iê Camará e aprender capoeira, basta comparecer ao local nos horários das aulas e se inscrever. Para mais informações, confira o perfil @iecamaraop no Instagram.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni