Aulas de capoeira em Cachoeira do Campo. Imagem: Reprodução Instagram Projeto IÊ CAMARÁ
Por: Victória Oliveira
Aconteceu, no último sábado (15), no auditório do Oratório Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, o 1º Seminário de Capacitação de Educadores do Projeto IÊ CAMARÁ, gratuito e aberto para todos os profissionais da educação que se interessam pelo ensino da cultura popular e das práticas desportivas, principalmente a capoeira. O seminário foi realizado pelo projeto com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O evento explorou a relação entre educação, inclusão e bem-estar por meio do movimento, do esporte e da cultura. As palestras abordaram desde o impacto da prática esportiva para crianças com necessidades especiais até a importância do alongamento, a prevenção de lesões e o esporte como resistência às drogas e à violência. A programação também destacou a pedagogia como ferramenta de transformação social e se encerrou com uma atividade musical, reforçando a capoeira como uma prática que une corpo, mente e comunidade.
O projeto IÊ CAMARÁ nasceu no ano passado, por meio da Associação Desportiva e Cultural Cativeiro Capoeira, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. Atualmente, o projeto oferece aulas de capoeira não apenas em Cachoeira do Campo, distrito ouro-pretano que sediou o evento, mas também em núcleos de diferentes bairros de Ouro Preto e nos distritos de Rodrigo Silva, Santo Antônio do Leite, Amarantina, Santa Rita, Antônio Pereira e Glaura.
Aulas de capoeira
Mestre Kalunguee, que conduz as aulas em Cachoeira do Campo, conta que vive e ensina capoeira desde 1982. “Depois de muito trabalho voluntário, é a primeira vez que estamos com o apoio do poder público”. Ele ressaltou ainda a importância da lei federal n° 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira africana as escolas, para a ampliação do ensino da capoeira.
A capoeira, embora seja entendida por muitos como uma arte-marcial, é, na verdade, uma arte ancestral que envolve dança, música e movimentos ágeis, exercendo um papel fundamental na continuidade da cultura afro-brasileira. Para participar do Projeto Iê Camará e aprender capoeira, basta comparecer ao local nos horários das aulas e se inscrever. Para mais informações, confira o perfil @iecamaraop no Instagram.