O município de Ouro Preto, por meio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae-OP) recebeu a aprovação do Ministério das Cidades para captar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, a fim de investir na construção do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Antônio Pereira e Vila Samarco.
O resultado do processo de seleção foi divulgado na Portaria nº 644, de 22 de dezembro de 2010, do Ministério das Cidades, após a admissão do projeto na 1ª etapa.
A implantação do SES beneficiará os 5.464 habitantes do distrito, que contam atualmente com um sistema caracterizado por pequenas redes construídas em mutirões, que lançam os efluentes no córrego local (Córrego da Água Suja). A partir disso, verificou-se a necessidade de melhorias no saneamento básico, com revisão e complementação das redes coletoras existentes, bem como a implantação da estação de tratamento de esgoto (ETE).
A ETE de Antônio Pereira foi projetada para atender a população solicitada com horizonte de projeto de 20 anos e será responsável em encaminhar por recalque, a uma vazão de 12 l/s, o esgoto coletado do distrito até a Estação de Tratamento Esgoto (ETE). O destino final do efluente tratado da ETE será o Rio Gualaxo do Norte, que pertence a Bacia Hidrográfica do Rio Doce e a sub-bacia do Rio Piranga.
A Estação será um empreendimento de grande importância e que trará uma melhoria na qualidade de vida da população e ao meio ambiente.