A cidade foi premiada na convocação do segundo edital do Ministério do Esporte
Ouro Preto será beneficiada com a implantação de espaços de oficinas direcionadas ao lazer, educação, esporte e convivência coletiva. A proposta aprovada pelo edital nacional para o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) foi elaborada pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania e uma conquista para toda a população ouro-pretana.
Serão oferecidas oficinas gratuitas de futebol, vôlei, iniciação ao atletismo, handebol, basquete, ginástica, dança, jiu jitsu, peteca e atividades recreativas. A execução do PELC irá promover a inclusão sociocultural, estímulo à integração e ao convívio social e familiar, desenvolvimento social e a melhoria da autoestima para o público participante: crianças, jovens, adultos, portadores de necessidades especiais e idosos.
A cidade foi contemplada através de um edital com o repasse de verbas de aproximadamente R$ 342 mil reais. Em uma concorrência com mais de 2 mil cidades, Ouro Preto foi representada em Brasília por Júlio César de Souza Silveira, assessor especial do prefeito José Leandro. Acompanhado pelo deputado federal Gabriel Guimarães, o assessor mostrou a necessidade em contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos ouro-pretanos.
A proposta aprovada pelo PELC foi elaborada pelo professor de educação física Ronaldo Souza e pelo gestor de projetos Victor Louis Stutz. Serão implantados dois núcleos que disponibilizarão oficinas em Cachoeira do Campo e na sede da cidade. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Regina Braga, os núcleos irão atender prioritariamente a população de baixa renda ou em situação de risco social. “Serão oferecidas 800 vagas para oficinas esportivas das mais diversas modalidades, como teatro, música e circo” – explica a secretária.
O convênio com o Governo Federal tem validade de 2 anos de duração e previsão para começar ainda neste ano.