O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
5 min

Professores de Ouro Preto buscam soluções para a Educação, na Câmara Municipal

Professores de Ouro Preto buscam soluções para a Educação, na Câmara Municipal

Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore

Uma instituição de ensino de Ouro Preto foi alvo de tentativa de invasão

Servidores da Educação da cidade de Ouro Preto reivindicaram, na Câmara Municipal, melhorias estruturais, de ensino e de condições de trabalho, nesta terça-feira (5). A sessão especial foi solicitada pelas profissionais, que pontuaram que a educação enfrenta dificuldades e citaram as necessidades das escolas municipais.

Na platéia, docentes da comunidade escolar ouro-pretana acompanharam as falas das professoras, Regiane e Rosângela, da unidade de ensino Creche Municipal Padre Rocha, no bairro Santa Cruz. Elas destacaram o atual cenário de infraestrutura vivenciado pelos educadores e funcionários e pelo impacto na educação dos estudantes.

A profissional de educação e pedagoga, Regiane, detalhou como está a situação da categoria e as dificuldades de aprendizagem para os alunos. “Nós queremos pedir socorro. Viemos à Câmara pedir a ajuda de todos os parlamentares. A Creche Municipal Padre Rocha tem 21 anos e a comunidade ouro-pretana não sabe o que se passa naquela creche. São mais de 50 crianças naquele ambiente e 20 profissionais que trabalham naquele lugar. As condições não são nada boas, são péssimas, horríveis. Não são oferecidas condições dignas para os alunos e professores. O Ministério Público, o Conselho Tutelar e o Corpo de Bombeiros nos repassaram que não há condições da creche funcionar”, disse.

Ainda segundo Regiane, grande parte das creches de Ouro Preto operam suas atividades em casas e a Creche Padre Rocha é uma delas. O espaço atende crianças de 01 a 03 anos, fase de desenvolvimento da organização cerebral, e não propiciaria um ambiente trabalhista apto e seguro. Recentemente, a instituição escolar foi alvo de uma tentativa de invasão.

“No dia 18 de julho, a Creche Municipal Padre Rocha sofreu uma tentativa de invasão. As crianças e os funcionários estavam no local e um rapaz tentou invadir o espaço escolar. Seis membros da instituição conseguiram impedir o crime”, declarou a professora.

A docente Rosângela compartilhou informações sobre a vida profissional dos educadores e as consequências das más condições de estrutura na saúde dos professores. “Nós, profissionais, estamos realmente adoecidos. Não estamos pedindo nada a mais, pedimos o básico do básico. Pedimos condições para que possamos trabalhar com dignidade e respeito. É preciso que as pessoas que estão com o poder nas mãos defendam nossos direitos e os direitos das crianças. Há o adoecimento do profissional e das crianças e nada é feito. Isso vem acontecendo reincidentemente”, afirmou.

O representante da Câmara, Wemerson Titão (PT), reforçou o apoio à causa e lamentou a situação dos alunos e profissionais da educação municipal de Ouro Preto. “É muito triste ter que esperar vinte e um anos para que isso se resolva. As professoras e funcionárias já tentaram, de todas as formas possíveis, um diálogo, mas falta solução. Precisamos resolver e cobrar essas situações que acontecem em nosso município”, expôs.

O vereador e primeiro secretário da Casa Legislativa, Renato Zoroastro (PSB), é professor da rede particular de ensino e lecionou em várias escolas e cursinhos preparatórios da região. Expoente da defesa pela educação, ele revelou seu posicionamento sobre as dificuldades estruturais nas escolas da cidade histórica. “O Conselho Municipal de Educação vai se mobilizar quanto a isso. O que foi falado é verdade: boa parte das nossas creches se encontram em espaços adaptados. Desde 2021, nenhuma creche foi construída. Precisamos parar de identificar problemas e partir para a solução. Verificou o problema, precisamos encontrar uma solução para ele, política pública a gente faz dessa forma. O bairro Santa Cruz carece de equipamentos públicos e é necessário dar melhores condições para os professores, alunos e a comunidade”, ressaltou Zoroastro.

O parlamentar Matheus Pacheco (PV), que também é educador e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, comentou o momento da educação no município de Ouro Preto. “É um ganho muito grande ter a presença de professores na Câmara Municipal para reivindicar melhorias nas escolas, pois é preciso, efetivamente, mostrar as dificuldades dos locais de trabalho. Precisamos trabalhar pela questão da Creche Municipal Padre Rocha e buscar soluções para esses problemas”, mencionou Matheus.

Os parlamentares, em geral, se mobilizaram em prol de contribuir para a educação local. Além disso, as comissões internas da Casa Legislativa de Ouro Preto buscam estudar e traçar providências imediatas e resoluções significativas para diminuir os problemas e oferecer mais segurança e qualidade de trabalho, ensino e aprendizagem nas instituições educacionais do município.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni