O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Prefeitura desenvolve Inventário de Proteção ao Acervo Cultural em Ouro Preto

Prefeitura desenvolve Inventário de Proteção ao Acervo Cultural em Ouro Preto

Inventário contempla os bairros Alto da Cruz, Cabeças, Rosário e Centro em busca medidas de preservação para bens culturais

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, realiza no Município o Inventário de Proteção ao Acervo Cultural de Minas Gerais (IPAC). O levantamento realizado anualmente tem o objetivo de conhecer o patrimônio cultural ainda não identificado, visando cadastrar bens que poderão ser objeto de conservação e salvaguarda pelo Estado.

O Plano é dividido em regiões e em 2013 contempla residências dos bairros Alto da Cruz, Cabeças, Rosário e Centro. Primeiramente é feito o contato com os proprietários, já com as visitas agendadas, são realizadas entrevistas e pesquisas de arquivos e dados históricos dos bens. “Este é o momento em que se reconhece a importância daquele bem”, explica a supervisora de proteção e pesquisa do patrimônio cultural e natural, Débora da Costa Queiroz.

Débora também alerta que as visitas têm o objetivo de detectar a situação do imóvel para reconhecer meios de proteção dos bens, sem nenhum teor de fiscalização. “Mesmo que o proprietário tenha feito alterações no imóvel, a intenção não é punir, pelo contrário, é buscar junto ao poder público medidas de preservação, sendo uma via de mão dupla”, explica.

O inventário é um dos critérios para que o Município receba o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Patrimônio Cultural. Os resultados das pesquisas realizadas nesse sentido são contabilizados por meio de pontuação e transformados em verba para a preservação patrimonial no Município, de acordo com avaliação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Minas Gerais foi o primeiro estado a adotar a lei estadual que estabelece políticas de proteção aos bens culturais locais, usando recursos do ICMS.

A Secretaria de Cultura e Patrimônio, por meio do projeto “Descubra Ouro Preto”, disponibilizará nas bibliotecas dos Distritos, incluindo a Sede, a cópia dos inventários do patrimônio material e imaterial de Ouro Preto para acesso da comunidade. Os moradores dos bairros contemplados que possuem interesse de terem seus bens inventariados também podem procurar a Secretaria. Mais informações pelo telefone (31) 3559-3215.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni