Imagem: Bernardo Marotta/PMOP
Por: Marcos Delamore
Blitz Educativa é uma das medidas desenvolvidas pelo Município para o enfrentamento da doença
A Prefeitura de Ouro Preto, no dia 14 de fevereiro, realizou uma campanha educativa, na sede do município, para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa visa mobilizar e conscientizar os moradores da cidade para a remoção dos criadouros e a atuar no controle dos focos de proliferação do inseto.
A ação organizada pelas equipes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Segurança e Trânsito buscou orientar e informar a população sobre os cuidados e medidas de prevenção para conter o avanço dessas doenças no município.
Em 2024, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 5.903 casos e, dentre esses, 2.868 foram confirmados para dengue, chikungunya e zika, na cidade de Ouro Preto. No ano de 2025, alguns casos suspeitos estão sob investigação no município. Ao jornal O Liberal Inconfidentes, o secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, informou que a cidade histórica enfrentou, no ano passado, o pior quadro de dengue e fez um alerta para 2025. “O ano de 2024 foi o pior cenário de dengue em Ouro Preto e, neste ano, a expectativa de aumento de casos no município será no período pós-Carnaval”, afirmou.
Nas primeiras semanas do ano de 2025, de acordo com o painel de monitoramento do Ministério da Saúde, no Brasil já foram registrados 281.049 casos suspeitos de dengue. Esse número representa 60% de redução em relação ao mesmo período do ano anterior, no qual os dados apontam para 698.482 episódios. O Estado de Minas Gerais é uma das Unidades Federativas (UF) que apresenta maior redução de casos prováveis da doença, com 88%.
O responsável pela secretaria ressaltou que os órgãos públicos estão atuando de modo a reduzir o número de casos. “Desde outubro de 2024, estamos realizando capacitações e mutirões com os agentes de endemias, além de ações, como a Blitz Educativa, para orientar e conscientizar a população”, disse.
Ele ainda mencionou que o planejamento da Secretaria de Saúde contempla ações estratégicas, visitas em instituições de ensino, parcerias inovadoras com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e o monitoramento de focos para impedir a proliferação da doença. “Os investimentos têm gerado retorno positivo e esperamos um melhor cenário em 2025”, acrescentou.
Medidas de prevenção
● Eliminar a água parada de qualquer recipiente, para impedir a reprodução do inseto.
● Mantenha sempre limpos ralos, calhas e caixas d’água.
● Não junte vasilhas, objetos e utensílios que possam armazenar água.
● Cobrir piscinas e todos os reservatórios de água.
● Limpar e trocar, diariamente, os recipientes de água dos animais de estimação.
● Utilize repelentes.
A iniciativa da Prefeitura tem por objetivo inserir a população no combate às endemias e proteger a saúde dos habitantes do município. O secretário também destacou a importância da colaboração de todos na luta contra a dengue. “É dever de todos!”.