O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
2 min

Prefeitura de Ouro Preto promove a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Prefeitura de Ouro Preto promove a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Imagem: Arthur Xavier / Arthur Xavier/ Revisão: Victor Stutz

Com o objetivo de reunir agricultores, movimentos sociais e gestores públicos para debater propostas que irão fortalecer a atividade agropecuária em Ouro Preto, a Prefeitura promoveu a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, no sábado (30). Três delegados foram eleitos para representar a cidade na etapa estadual.

O evento foi organizado pela Secretaria de Agropecuária da Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). No encontro, foram discutidos cinco eixos temáticos que abordaram a agricultura familiar, mudanças climáticas, transformação agroecológica, reforma agrária, entre outros assuntos.

“Essa conferência é um marco para o município. É o momento em que damos voz às comunidades rurais, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e transformadas em políticas públicas efetivas. Nosso compromisso é trabalhar lado a lado com agricultores e agricultoras para construir um campo mais forte, sustentável e inclusivo”, afirmou o secretário de Agropecuária, Sebastião Bonifácio.

Resultados e encaminhamentos

Diversas propostas que influenciam as políticas públicas voltadas ao campo, à sustentabilidade e à inclusão social foram sugeridas ao longo das discussões e serão apresentadas na Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que acontece em Belo Horizonte.

Três delegados foram eleitos para representar Ouro Preto e fortalecer a participação do município no processo nacional. “É muito bom ver que as pessoas que trabalham com a agricultura familiar, especialmente aquelas que vivem nos distritos e em áreas mais afastadas da sede, estão aqui, dispostas a falar e opinar sobre as políticas que precisam existir e que impactarão diretamente em suas vidas”, afirmou Clara Lua Medeiros, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Delegados eleitos

Representando o poder público, o secretário de Agropecuária Sebastião Bonifácio é o títular. Sueli Carvalho e Mariele Cândido são as representantes da sociedade civil.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni