Com a utilização de energia solar, a prefeitura pode se tornar autossustentável em energia elétrica
REPORTAGEM: Sarah Moreira
No dia 31 de outubro, a Prefeitura de Ouro Preto finalizou a instalação de placas fotovoltaicas no Terminal Rodoviário de Cachoeira do Campo. As placas fotovoltaicas, popularmente conhecidas como placas solares, são capazes de gerar energia elétrica, a partir da luz solar. Com essa ação, a Prefeitura tem potencial para se tornar autossustentável em energia elétrica, promovendo assim, mais sustentabilidade para o município.
As placas de energia solar são capazes de gerar energia elétrica de forma limpa, renovável e sustentável. Além da economia gerada nos gastos de energia elétrica, por ser uma fonte de energia gratuita, ela ajuda a preservar o meio ambiente, não emite poluentes e é silenciosa. Além das vantagens ambientais, o investimento em placas fotovoltaicas é vantajoso por ter uma vida útil elevada, de até 25 anos, e gerar emprego e renda para o município.
Os painéis solares são uma forma eficiente e vantajosa de geração de energia elétrica, já que, não é necessário a realização de grandes obras para a instalação das mesmas, que podem ser feitas em diferentes superfícies, como telhados, fachadas, no solo, ou até mesmo, na água. Devido à facilidade da sua instalação e à variedade de locais em que pode ser instalada, os impactos diretos no meio ambiente podem ser diminuídos. Nesse quesito Ouro Preto garante mais um ponto positivo. Por serem distribuídas no teto do Terminal Rodoviário, a instalação das placas fotovoltaicas não gerou impactos ambientais próprios dessa modalidade como escavação ou supressão de árvores no entorno.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, ao realizar essa ação, o município também está atendendo a meta sete dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo “garantir o acesso a fontes de energia confiáveis, sustentáveis e modernas para todos”.
A instalação de painéis de energia fotovoltaica é um compromisso significativo com a sustentabilidade do município, pois atende tanto os âmbitos ambientais, quanto sociais e econômicos. Essa ação significativa reforça o compromisso de Ouro Preto para uma gestão mais sustentável e eficiente, com foco na preservação do meio ambiente. O município prevê que até 2026, 100% da energia consumida pela Prefeitura será fotovoltaica.