Representantes da Prefeitura de Ouro Preto e Polícia Militar de Minas Gerais estiveram reunidos com os moradores do distrito de São Bartolomeu para tratar sobre segurança no distrito.
O encontro, que aconteceu na última semana, foi promovido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Bartolomeu e externou preocupações quanto à freqüência de algumas ocorrências no distrito e o excesso de velocidade de veículos de passeio e, principalmente, motos nas ruas da área urbana local.
Os representantes da PM na reunião, os Tenentes Welby e J. Silva, explicaram que não é possível aumentar o efetivo. Os policiais disseram ainda que, embora Ouro Preto já seja o 52º Batalhão PMMG, ainda não houve acréscimo do número de profissionais. Porém, eles garantiram imediato aumento no patrulhamento.
Ronald de Carvalho Guerra, o Roninho, morador local e que também responde pela Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto falou sobre o sucesso na experiência obtida junto à comunidade do entorno ao Parque das Andorinhas no projeto Rede de Vizinhos Protegidos. Outra sugestão, desta vez da Guarda Municipal por meio de seu comandante, Carlos Mendes, é o estudo para a implantação de uma unidade no distrito, mas é necessário o auxílio da PM.
Já Gabriel Gobbi, secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, falou sobre a importância do distrito para toda a cidade e lembrou a história, a cultura e o patrimônio local. Gabriel ressaltou, porém, que o maior patrimônio é o cidadão, por isto o modo de vida contemporâneo precisa estar em harmonia com os outros vários aspectos.
Alguns moradores sugeriram a colocação de câmeras de segurança para identificação de vândalos e Gobbi disse que irá estudar a legislação e o planejamento para esta medida, junto a outras Secretarias Municipais e ao governo. Uma nova reunião foi agendada para esta sexta-feira, 11 de fevereiro, no auditório do Gabinete da PMOP, às 9 da manhã, com alguns representantes de São Bartolomeu, Guarda Municipal, Polícia Militar, secretaria de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo, Assistência Social e Cidadania, Esportes e Lazer, além de integrantes de grupos organizados de motos de Ouro Preto. Na pauta, as soluções para as questões abordadas e que podem servir como medidas para outros distritos de Ouro Preto.