O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
2 min

Prefeitura de Ouro Preto busca investimentos na ANTT, em Brasília

Prefeitura de Ouro Preto busca investimentos na ANTT, em Brasília

Por Marília Mesquita / Revisão: Victor Stutz

A restauração do Complexo Ferroviário de Rodrigo Silva e a implantação de um transporte alternativo, com a utilização de bondinhos ligando o bairro da Barra ao Morro do Cruzeiro, são dois projetos encabeçados pela Prefeitura de Ouro Preto junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O chefe de gabinete, Zaqueu Astoni, esteve em Brasília para buscar investimentos nesta quarta-feira (03).

O encontro foi com o representante da presidência da ANTT, Leonardo Santana, e com a equipe técnica do órgão, que acolheram os projetos para análise e formalização da parceria. “Ouro Preto está buscando recursos para investimentos na cidade. Construir parcerias só é possível quando o município possui projetos viáveis e estruturados para serem executados”, ressaltou Zaqueu Astoni.

O projeto de restauração foi realizado pela Secretaria de Obras de Ouro Preto e prevê a recuperação da estrutura e revitalização do espaço que chegou a receber Dom Pedro II e marcou a chegada da modernidade, substituindo o transporte por animais e facilitando o comércio da região. O local foi inaugurado em 1880 e carrega uma memória histórica importante.

Mobilidade rápida e sustentável

A implantação de um plano inclinado, ligando a parte baixa da cidade à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é uma solução alternativa para o transporte em locais com desníveis. Inspirado no Plano Inclinado Gonçalves, de Salvador (Bahia), a utilização de um sistema parecido na cidade Patrimônio da Humanidade garante um deslocamento seguro, sustentável e rápido para pessoas, utilizando bondes sobre trilhos.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni