Imagem: Pedro Ludwig
Texto: Pedro Ludwig/ Revisão: Victor Stutz
A obra da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Bem Viver, em Cachoeira do Campo, segue em ritmo acelerado. Na sexta-feira (04), o prefeito Angelo Oswaldo e a vice-prefeita Regina Braga realizaram uma visita técnica para avaliar a construção que será referência em Saúde para cerca de 5 mil pessoas.
Para o prefeito Angelo Oswaldo, a obra reforça o compromisso da gestão com a ampliação e qualificação dos serviços de saúde. “Estamos descentralizando e fortalecendo a rede pública de saúde. É uma resposta às necessidades da população de Cachoeira do Campo, que cresce e precisa de atendimento digno, próximo e humanizado”, afirmou. A UBS da Vila Alegre, na região do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), passou por uma reestruturação recentemente.
O secretário de Saúde, Leandro Moreira, reforçou que a construção da UBS é um passo importante na consolidação de uma política de Saúde mais acessível. “Um dos pilares da Atenção Primária é a descentralização, levar o atendimento para mais perto das comunidades e investir em prevenção e cuidado”, destacou.
Localizada no Residencial Soledade, a nova UBS vai beneficiar moradores do Alto do Beleza, Tombadouro e localidades adjacentes. Com aproximadamente 460 m² de área construída é uma estrutura de porte Tipo II, com capacidade para atender até 250 pacientes por dia. Serão disponibilizadas duas equipes de Saúde da Família, duas de Saúde Bucal e uma equipe multidisciplinar.
Saúde em Cachoeira do Campo
Distrito mais populoso de Ouro Preto, Cachoeira do Campo possui quatro UBSs em funcionamento: UBS Vida (localizada no CAIC), UBS Nova Aliança, UBS Turmalina e a UBS Bem Viver, que, com a entrega do novo prédio, passará a funcionar em um espaço mais amplo, com equipe reforçada e maior capacidade de atendimento.
A estrutura de Saúde em construção acompanha o crescimento urbano e populacional do distrito. Também estiveram na visita a secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, o secretário de Obras, Franklin Evangelista, o secretário de Governo, Yuri Assunção, e os vereadores Vantuir Silva e Lílian França.