O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Personalidades e instituições de Ouro Preto são homenageadas em celebração que marcou os 65 anos da Fundação Gorceix

Personalidades e instituições de Ouro Preto são homenageadas em celebração que marcou os 65 anos da Fundação Gorceix

Imagem: Neno Vianna / Por: Marcos Delamore

A Fundação Gorceix, em celebração aos seus 65 anos de existência, realizou, no dia 9 de maio, uma sessão solene para homenagear personalidades, engenheiros, instituições e órgãos que contribuíram e ainda colaboram para o progresso da Fundação, da Escola de Minas e do campo nacional de engenharia.

A cerimônia também rememora o marco histórico de 150 anos da chegada do patrono e mineralogista francês, Claude-Henri Gorceix, ao Brasil. Ele foi responsável pela criação do projeto da atual Escola de Minas, inaugurada em 12 de outubro de 1876, cujo objetivo era a formação de geólogos e mineralogistas aptos a estudar o solo brasileiro e a elaborar a carta geológica do país.

Durante a solenidade, estiveram presentes o Presidente do Conselho Diretor e Presidente Executivo da Fundação Gorceix, Professor Cristovam Paes de Oliveira; o Presidente do Conselho Curador e Consultivo da Fundação, Cloves Otávio Nunes de Carvalho; o Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; a Vice-Reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Roberta Santos Fróes; e o Diretor da Escola de Minas, Professor José Alberto Naves Cocota Júnior.

Entre os homenageados da noite está o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), que celebrou a honraria e destacou a parceria com a fundação para o desenvolvimento do município mineiro.

“Agradeço à Fundação Gorceix pela condecoração que me confere. Sou membro do Conselho da Fundação, e tenho sempre buscado colaborar com ela. A Fundação Gorceix é fundamental no apoio aos estudantes da UFOP, especialmente da Escola de Minas, para o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do município de Ouro Preto. Uma grande parceria do desenvolvimento de Ouro Preto”, afirmou o chefe do executivo municipal.

Os demais agraciados foram: SNF Brasil, o engenheiro Gilberto Carlos Nascimento Azevedo, Roberto Luis Prosdocimi Maia, o engenheiro Fernando José Gomes, o engenheiro José Emanuel Lopes Gomes, o engenheiro geólogo Wilson José Guerra, Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro e Marinho Nonato de Souza Junior.

A Fundação Gorceix, em um momento especial, realizou a doação de um diploma original de um ex-aluno, formado em 1822, em Engenharia de Minas, ao acervo da Escola de Minas, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Fundação Gorceix

No final da década de 1950 e início da década de 1960, um grupo de dezoito ex-alunos da Escola de Minas se reuniu para criar uma entidade em prol da unidade de ensino superior, com o nome de Fundação Gorceix. Inaugurada em 1960, pelo Presidente da República Juscelino Kubitschek, a instituição é uma das responsáveis pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia no setor mineral e metalúrgico do país.

Na celebração, Angelo Oswaldo relembrou a criação da entidade. “A Fundação Gorceix foi criada em Ouro Preto, em abril de 1960, por meio do governo do Presidente da República Juscelino Kubitschek”, mencionou.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni