Principais ações previstas para 2025 foram apresentadas. Imagens: Victória Oliveira
Por: Victória Oliveira
Evento também marca ampliação do Viveiro São José no Centro Conviver
A Pedreira Irmãos Machado, localizada no distrito ouro-pretano de Amarantina, realizou, no último sábado (22) o evento de lançamento da revista Futuro, que comemora os 48 anos da empresa e apresenta as ações de desenvolvimento e bem-estar da comunidade, como a ampliação do Viveiro São José e a entrega da UBS do distrito, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
O evento aconteceu no Centro Cultural de Integração Ambiental Conviver, um espaço de cerca de 10 hectares, inaugurado no ano passado, com o objetivo de ser um polo de atividades ambientais, culturais e educacionais, e contou com a presença de representantes da pedreira e da comunidade.
O foco do encontro foi lançar a nova revista da empresa e apresentar as ações já realizadas e as que ainda estão por vir no ano de 2025, em prol da comunidade de Amarantina. Karoline Ferreira, gerente jurídica de sustentabilidade da Pedreira Irmãos Machado, destacou a importância do Centro Conviver e do Viveiro São José, que é integrado ao espaço. “Hoje já a gente está aqui neste espaço criado para a gente desenvolver ações voltadas à recuperação do Meio Ambiente e ao reflorestamento, que são tão importantes na nossa região. A gente também está inaugurando a expansão do viveiro, onde cultivamos mudas de espécie nativas que são utilizadas depois para plantio aqui na nossa região, tanto no distrito de Amarantina, como no de Cachoeira do Campo”, contou.
O Viveiro São José foi ampliado pela pedreira
A área, um pulmão verde em meio ao distrito, banhado pelo Córrego do Barreiro, promete ser o lar de ações com foco na preservação e conscientização, como eventos, aulas, mostras e oficinas. “É um espaço aberto que a gente quer que seja usado para estreitar o relacionamento entre empresa e comunidade, e para que a gente possa construir um futuro melhor”, afirmou Karoline. Ela também explicou que as pessoas que quiserem ocupar o espaço com suas próprias ideias para o desenvolvimento comunitário, ainda que não relacionadas à empresa, podem contatar a pedreira através da ouvidoria e solicitar o uso.
Para além do Espaço Conviver, também foram apresentados os futuros passos da empresa e seus investimentos no distrito. O destaque é a entrega da nova UBS em Amarantina, que tem previsão de acontecer em maio deste ano. O novo espaço promete ser referência na região, com equipamentos modernos e de qualidade. Foram investidos cerca de R$ 1,3 milhões na construção, que é uma parceria com a prefeitura do município.
Entre as ações que estão por vir, a Pedreira Irmão Machado anunciou que continuará apoiando projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população local, promovendo inclusão, capacitação e geração de oportunidades, como incentivo a atividades tradicionais e manifestações culturais ou incentivo a projetos esportivos.
Kislene Silva, responsável pela implementação do Programa de Educação Ambiental, pela Planeta D, que presta serviços pela pedreira, afirmou estar animada principalmente com o projeto “Eu Amo Amarantina”, e com o uso do Espaço Conviver. Ela também comentou sobre como desenvolvimento e sustentabilidade podem andar juntos no cenário atual: “Hoje as empresas entendem que causam impacto, mas tem condições de dar o retorno para comunidade, trazendo o desenvolvimento, controlando e mitigando os impactos, é possível o equilíbrio! Nós temos notado essa grande preocupação com o cuidado ambiental, com a comunidade, com o território”.
O evento se encerrou com a entrega das mudas de espécies nativas (entre árvores frutíferas e ornamentais, além de hortaliças e verduras), e com a apresentação da Sociedade Musical União São Gonçalo do Amarante.