Imagem: Julieth Hermsdorff / Por: Marcos Delamore
O Parque Nacional Municipal das Andorinhas, Unidade de Conservação (UC) de recursos ambientais, em Ouro Preto, abre oficialmente a 6ª temporada de montanhismo, no dia 31 de maio. Aos pés do conjunto montanhoso mais simbólico do município mineiro, cerca de 300 praticantes de múltiplas modalidades e vindos de diversas cidades brasileiras participarão de uma programação repleta de atividades ao ar livre.
A cidade de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, é uma localidade conhecida por sua rica biodiversidade e pelas paisagens naturais encantadoras. Entre tantas belezas, o Parque Natural Municipal das Andorinhas se destaca não só pela preservação do patrimônio hídrico e dos recursos ambientais, mas por atrair turistas e praticantes de atividades esportivas.
O Parque das Andorinhas se tornará um espaço de conexão entre a natureza e o esporte. Nos dias 31 de maio, 1º e 7 de junho, o coração da natureza de Ouro Preto receberá a 6ª edição da Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM 2025). O evento, fruto de uma parceria entre a Fundação Gorceix, a Prefeitura de Ouro Preto, o Parque das Andorinhas e a Sociedade Inconfidente de Montanhismo e Escalada (SIME-MG), conta com oficinas, palestras, ações educativas e atividades ao ar livre. A Fundação Gorceix, responsável pela gestão do ambiente e uma das principais instituições de apoio ao desenvolvimento de ciência e tecnologia, convida a todos a participarem das práticas ao longo dos três dias.
Confira a programação do evento:
● Sábado – 31 de maio, a partir das 8h: Boulder, Rapel, Slackline e Highline
● Domingo – 1º de junho, a partir das 8h: Mountain Bike, Escalada Esportiva e Slackline
● Sábado – 7 de junho, a partir das 8h: Trekking, Corrida em Trilhas e Slackline
O Parque foi criado em 30 de dezembro de 1968 e dispõe de uma área de conservação de 557 hectares. Nele, são reconhecidas onze nascentes, três poços naturais, três cachoeiras e três mirantes. A preservação da biodiversidade da fauna e flora local compõem a missão da unidade. Ademais, a localidade é fonte de estudos educacionais e científicos, e um dos atrativos turísticos e recreativos de Ouro Preto.
A ATM promove a utilização sustentável do espaço e a valorização do contato dos praticantes com a natureza. As atividades celebram o esporte como um instrumento de lazer, estilo de vida e de saúde. O sucesso das edições anteriores e o progresso do evento na cidade de Ouro Preto indicam para a popularização dessa prática.
A organização do evento, de modo a fomentar as atividades e possibilitar a sua realização, busca patrocinadores para o financiamento da programação. Os parceiros contribuirão com o valor de R$ 150 e terão menções em elementos visuais durante os dias. Para apoiar o evento, os interessados devem se dirigir às instalações do Parque Natural Municipal das Andorinhas e mencionar o desejo de colaborar. Os recursos arrecadados serão destinados às despesas operacionais da unidade de conservação.