A história da jovem Manoela de Oliveira, de 17 anos, moradora de Cachoeira do Campo, comoveu moradores, parentes e principalmente os pais, que ficaram muito agradecidos com tanto carinho e ajudas recebidas.
Manoela tem lúpus, uma doença inflamatória que ocorre quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. A patologia não tem cura, mas há tratamento. Acontece que Manoela passou por um estágio grave da doença, onde os médicos desacreditaram da sua melhora. Os pais tiveram que dedicar tempo e carinho para cuidar da filha, que passou seis meses em hospitais.
Foi nesse período que os pais Juarez Xavier de Oliveira e Claudineia da Silva Oliveira descobriram a importância da amizade. Eles conseguiram fazer todo o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conseguiram ajuda de várias localidades, de pessoas que se sentiram tocadas com a história.
Há quatro meses Manoela recebeu liberação do hospital e segue sua vida junto a família. Por todos os locais que passou, Santa Casa de Ouro Preto e Hospital das Clínicas na capital, Manoela sempre foi muito bem atendida. “É importante agradecer. As pessoas tem o defeito de apenas ressaltar as coisas ruins, mas é preciso reconhecer quando algo de bom é feito. A verdade é que é dever do estado cuidar da população, mas tenho que agradecer toda ajuda que recebemos, pois sem ela tenho certeza que não teríamos vencido”, se emociona o pai Juarez.
Ele destaca que toda ajuda foi bem vinda. Financeira, espiritual e amiga. “Recebemos ajuda nos momentos que mais precisamos”, destaca. “Ela é uma vencedora, graças a Deus e aos amigos e toda população que nos ajudou. Seremos eternamente gratos”.