Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
Ouro Preto, a Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, de tradições culturais seculares e um dos epicentros de importantes fatos históricos para a construção da memória do Brasil, agora será palco dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Entre os dias 6 e 8 de maio, a etapa microrregional do torneio reúne 23 escolas dos municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Ouro Preto e Mariana.
A abertura oficial da edição de 2025 do JEMG, em Ouro Preto, está marcada para o dia 6 de maio, terça-feira, às 16 horas, no Campus Universitário, Ginásio de Esportes, na Escola de Educação Física da Universidade Federal (Quadra 1), na Rua Dois, Nº 110, bairro Bauxita.
Durante os dias de programação, 51 jogos estão previstos, nos quais as instituições de ensino entram em disputa por vagas para a etapa regional da competição. As equipes jogam nas seguintes modalidades: basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Os estudantes são divididos nos módulos I (nascidos entre 2011 e 2013) e II (nascidos entre 2008 e 2010), masculino e feminino.
Pela primeira vez na história do torneio, todos os 853 municípios do Estado de Minas Gerais realizaram a inscrição para participarem da maior competição estudantil do país. Com um investimento que supera a casa dos R$ 25 milhões, a expectativa do Governo de Minas é reunir cerca de 60 mil alunos e incentivar a formação de jovens talentos, por meio do esporte.
Promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o JEMG é uma ferramenta que visa a inclusão, a diversidade e a representatividade no esporte. A execução técnica da competição é da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
Os Jogos Escolares de Minas Gerais possibilitam a classificação de escolas representantes do estado para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), os Jogos da Juventude (Jjuv) e as Paralimpíadas Escolares.