O programa visa realizar atividades de educação ambiental e humanitária para alunos do 5º ano do ensino fundamental
REPORTAGEM: Sarah Moreira/ REVISÃO: Greiza Tavares
No dia 30 de outubro, o município de Ouro Preto recebeu a visita do analista e educador ambiental, Ricardo Cottini, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Ele visitou as escolas municipais: Padre Carmélio, Alfredo Baeta e Hélio Homem para falar sobre o programa Jovens Mineiros Sustentáveis. A visita foi realizada na parte da manhã, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O programa Jovens Mineiros Sustentáveis é desenvolvido pela Semad, em parceria com as prefeituras municipais, através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação. O objetivo é realizar diversas atividades sobre educação ambiental e humanitária, como foco nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária, por meio de cadernos com atividades pedagógicas e da prestação de apoio técnico, para alunos do 5º ano do ensino fundamental. Além disso, o projeto oferece cursos de educação à distância (EaD) sobre educação ambiental, para capacitar os educadores sobre esses temas para aplicação em sala de aula.
No ano passado, alunos do 5° do ensino fundamental da Escola Municipal Aleijadinho, em Santo Antônio do Salto, realizaram o plantio de árvores pelo terreno da escola, por meio do programa Jovens Mineiros Sustentáveis. Além disso, os alunos da Escola Municipal de Lavras Novas, realizaram uma Câmara Itinerante para apresentar o programa para a comunidade e falarem sobre seu aprendizado de temas como: cidadania, educação humanitária e água, através de atividades pedagógicas.
Maria das Graças Melo, responsável pelo setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que acompanhou a visita de Ricardo às escolas, reforça que o programa é feito com uma metodologia que alia a teoria à prática, com um material didático desenvolvido pela Semad, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é uma iniciativa importante para preparar jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável.