Imagem: Ane Souz
Reportagem: Lucas Porfírio
No próximo sábado, dia 09, Ouro Preto sediará sua primeira Conferência Municipal dos Direitos da População LGBTQIA+, evento promovido pela Prefeitura Municipal em colaboração com organizações da sociedade civil em defesa da população LGBTQIA+. O encontro, que acontecerá no auditório do DEGEO, na Universidade Federal de Ouro Preto, das 8h às 18h, terá uma programação intensa de debates e reflexões sobre políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIA+.
Segundo Victor Pinto, diretor de Promoção Social de Ouro Preto, a conferência tem o objetivo de traçar diretrizes para as políticas LGBTQIA+ no município. “A primeira Conferência Municipal dos Direitos da População LGBTQIA+ é um evento da Prefeitura de Ouro Preto, em conjunto com as organizações da sociedade civil de defesa dos direitos da população LGBTQIA+, e que faz parte do processo de realização da Conferência Estadual e da 4ª Conferência Nacional da População LGBTQIA+”, explicou Victor.
A conferência tem por tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, que reflete a intenção de estabelecer um plano de ação para a criação de uma política nacional de direitos para a população LGBTQIA+. Victor destacou ainda a necessidade de uma política mais ampla e institucionalizada: “A proposta do tema é justamente fazer esse movimento a níveis municipais, estaduais e federal para a Construção da Política Nacional, que não existe”.
Além da parte cultural, com o show da banda Pochete Piranha, popular entre o público LGBTQIA+, a programação inclui a participação de importantes nomes da política e ativismo LGBTQIA+, como a deputada estadual Bella Gonçalves e a vereadora reeleita em Contagem, Moara Saboia, que contribuirão com suas experiências e visões sobre os desafios e avanços para a comunidade LGBTQIA+ no Brasil. “A Programação foi pensada para atrair a população LGBT+ e demais pessoas interessadas, trazendo nomes importantes que atuam na discussão da pauta política a nível estadual”, afirmou o diretor de Promoção Social.
Victor reforçou que a conferência é um marco para Ouro Preto, enfatizando que o evento é uma oportunidade para reunir população, governo e movimentos sociais para discutir o futuro da política municipal LGBTQIA+. “A conferência tem um impacto muito positivo para Ouro Preto, porque é através dela que reunimos oficialmente a população, o governo e os movimentos sociais para discutirmos o direcionamento e as perspectivas futuras para a política LGBT+ municipal”, disse o diretor.
O evento é aberto ao público, e todos são convidados a participar, inclusive aqueles que não se identificam com a comunidade LGBTQIA+. As inscrições podem ser feitas pelo LINK ou diretamente no local, a partir das 8h. “Gostaria de convidar todas as pessoas para participar. Será um momento histórico para Ouro Preto e para o Brasil, poderemos dar um grande passo para toda população LGBT+ do Brasil com a construção de uma política nacional específica e temos a chance de construí-la coletivamente”, finalizou Victor.
A programação se encerra com um show no Centro de Referência e Acolhimento LGBT de Ouro Preto, localizado na Rua Ouro Branco, no bairro Antônio Dias, onde os participantes poderão celebrar o dia de discussões e trocas.