Além da distribuição de materiais educativos, será realizado o teste rápido para HIV
1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Com o objetivo de informar a população ouro-pretana sobre a infecção do HIV e da AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Vigilância em Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizam dois dias de atividades na cidade.
Na segunda-feira (05), as ações acontecem no presídio. Das 8h30 às 12h serão realizados testes rápidos para HIV e aconselhamentos pré e pós-teste. Já na quarta-feira (07), no período entre 9h e 16h serão distribuídos materiais educativos e preservativos na rodoviária, onde também haverá teste rápido com os devidos aconselhamentos.
Em dezembro, o laço vermelho é um símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS. As ações pretendem informar a sociedade sobre a doença. O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é desenvolvido em parceria com a Atenção Primária à Saúde, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, Centro de Saúde da UFOP e o Projeto de Extensão Ambulatório de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Laboratório de Epidemiologia.