Imagem: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
Por: Marcos Delamore
Na abertura do I Encontro Regional da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, na cidade de São João del-Rei, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), presidiu a reunião para o fortalecimento dos cuidados com o patrimônio e a apreciação da cultura mineira.
O evento, em prol do resgate e reconhecimento das tradições, saberes e pelo desenvolvimento da identidade cultural, contou com a participação da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), e de representantes dos municípios de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto.
O prefeito Angelo Oswaldo destacou a soma de esforços para valorizar as cidades históricas de Minas Gerais. “Estamos aqui, em São João del-Rei, para participar dessa experiência nova e também para congregar os prefeitos em torno de programas, circuitos e projetos que nos unem. Precisamos estar sempre articulados”.
O encontro viabilizou o diálogo entre os chefes do executivo dos municípios e os profissionais dos âmbitos cultural, turismo, patrimônio e desenvolvimento urbano, a fim de possibilitar a salvaguarda dos bens históricos e culturais das cidades e a promoção das perspectivas de turismo.
Angelo comentou a união entre as quarenta cidades para o desenvolvimento sustentável e a nova integração de mais seis municípios ao convênio da associação. “Nesse circuito, de 40 cidades históricas, nós vamos conseguir desenvolver ainda mais o turismo como resposta socioeconômica, de valorização e de proteção do nosso acervo de arte histórica e cultural. Mais seis cidades históricas mineiras estão presentes na nossa associação”, declarou.
A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, presidida por Angelo, teve seis novas cidades aderindo ao convênio de filiação. Couto de Magalhães, Datas, Grão Mogol, Nova Lima, Piranga e Raposos assinaram o termo de associação.