A Secretaria de Obras renovou o contrato de serviço de iluminação pública. O custo foi reduzido em quase 100 mil reais em relação ao contrato apresentado pela empresa, e novos serviços foram contratados. As melhorias já podem ser observadas pela comunidade. Desde a assinatura do novo documento, a Prefeitura efetuou o reparo de cerca de três mil pontos de luz.
A nova gestão encontrou a iluminação pública da cidade em uma situação extremamente precária. Desde então, são feitas várias operações para garantir uma boa iluminação e, consequentemente, a segurança dos cidadãos ouro-pretanos. Somente por meio de rondas noturnas realizados pela empresa contratada juntamente com técnicos da Secretaria de Obras foram identificados e reparados 93 pontos de luz no Centro e proximidades. Na Chapada e em Santo Antônio do Salto, as operações já foram executadas e as ruas, que antes se encontravam escuras e sem iluminação devida, agora estão bem iluminadas.
Mesmo com as operações específicas, vale ressaltar que o trabalho da manutenção dos postes de luz é contínuo. Desse modo, a Prefeitura conta com a ajuda da população para identificar e reportar locais onde a iluminação está falha. A Secretaria de Obras disponibiliza o número 0800 283 1020 para denúncias de postes que não funcionam de forma adequada. Ao ligar para o número, é necessário especificar qual poste apresenta problemas, dando o endereço ou identificando o poste com um barbante ou fita zebrada.
A ligação é gratuita e a empresa de iluminação pública tem até seis dias úteis para trocar a lâmpada. Caso ultrapasse esse período, o ouro-pretano deverá ligar para a Secretaria de Obras, no número 3559-3279, e informar o protocolo de atendimento para que a Prefeitura descubra o motivo do atraso no serviço da empresa e possa resolver o problema.
A participação dos moradores na identificação de postes de luz queimados é essencial para resolver o problema de forma rápida e pontual. A Prefeitura acredita que, com a sua ajuda, é possível tornar Ouro Preto uma cidade ainda melhor.