O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
4 min

Ouro Preto já escuta os sinais da anunciação do concerto de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, na Praça Tiradentes

Ouro Preto já escuta os sinais da anunciação do concerto de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, na Praça Tiradentes

Imagem: Íris Zanetti/ Divulgação / Por: Marcos Delamore

“Na bruma leve das paixões que vem de dentro”, Alceu Valença vem chegando para cantar em Ouro Preto. A Cidade Patrimônio Mundial recebe, com muita festa e alegria, o anúncio do show de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, no dia 24 de maio, na Praça Tiradentes, principal cartão postal do município mineiro. O evento, que promete ser inesquecível, terá entrada gratuita e faz parte da temporada comemorativa de 25 anos do grupo musical ouropretano.

“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”. A anunciação do concerto foi oficializada nas redes sociais do cantor e da entidade musical, na tarde desta segunda-feira (5), e despertou a atenção de todos os moradores da cidade histórica, que aguardam ansiosos pela chegada do artista.

“A voz do anjo sussurrou no meu ouvido” que o repertório de músicas do evento reúne os principais clássicos de Alceu Valença, como: “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Tropicana”, “Girassol”, “Como Dois Animais”e “Táxi Lunar”. Além disso, outros sucessos da Música Popular Brasileira (MPB) serão regidos e orquestrados por Rodrigo Toffolo e o Alceu.

O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e correalização da Prefeitura de Ouro Preto. A produção é desenvolvida pela Palco, Tropicana e pelo Instituto Ouro Preto.

Valencianas

O Projeto Valencianas foi instituído em 2010 para comemorar os 40 anos de carreira de Alceu Valença e marcou uma experiência inédita na trajetória do cantor e um novo capítulo na música brasileira. A parceria se tornou um sucesso absoluto de público, que, a cada concerto, esgota os ingressos para contemplar o espetáculo. A colaboração entre o artista e a orquestra recebeu o Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria de Melhor Álbum do Ano.

Para o regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo, o projeto busca enaltecer a contribuição de Alceu Valença para a música brasileira.

“Esse projeto é uma forma de celebrar a trajetória da Orquestra e de homenagear um dos artistas mais importantes da nossa música. Alceu representa a pluralidade do Brasil, e sua obra não respeita rótulos ou o tempo. Seu repertório, cada vez que ouço, me parece ainda mais novo e potente”, declarou.

A Orquestra Ouro Preto

A Orquestra Ouro Preto foi fundada em 2000 e se consagrou como uma das formações mais inovadoras e consistentes do país. Com o passar dos anos, rompeu barreiras, venceu dificuldades e transformou o cenário nacional de música ao reunir a tradição da música de concerto com inovações nas abordagens artísticas.

A versatilidade e a excelência musical fazem com que o grupo do interior de Minas Gerais se torne uma organização incentivadora da cultura nacional. Das areias da praia às casas de óperas, das obras clássicas e eruditas ao rock, a Orquestra Ouro Preto é reconhecida mundo afora durante os vinte e cinco anos de sua trajetória.

Alceu Valença

Alceu Valença, natural de São Bento do Una, em Pernambuco, é reconhecido por onde canta. Com uma voz marcante e um repertório musical aclamado por milhares de pessoas, conquistou o mundo entoando e unindo o rock com ritmos nordestinos tradicionais. Há mais de cinco décadas, transcende gerações e marca a música brasileira com clássicos que jamais serão esquecidos.

Ouro Preto, a mais linda de todas as cidades, espera por Alceu Valença. Assim como Alceu e a Orquestra Ouro Preto aguardam por você. Tu vens?

Serviço

Data: 24 de maio

Horário: 21h

Local: Praça Tiradentes

A entrada para o evento é gratuita. O show é acessível ao público, dispondo de tradução em Libras.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni