O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Ouro Preto firma parceria com o ICLEI para criar Plano Local de Ação Climática

Ouro Preto firma parceria com o ICLEI para criar Plano Local de Ação Climática

Reportagem: Lucas Porfírio

Na segunda-feira (25), a Prefeitura de Ouro Preto realizou a assinatura da parceria entre o município e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de elaborar o plano municipal para enfrentar os desafios da emergência climática, atendendo às necessidades e especificidades do território ouro-pretano.

O ICLEI é uma rede global comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. A organização visa desenvolver políticas e ações locais para redução de carbono, baseadas na natureza, de forma equitativa, resiliente e circular. De acordo com o secretário executivo do ICLEI – América do Sul, Rodrigo Perpétuo, o PLAC (Plano Local de Ação Climática) alinha Ouro Preto ao Acordo de Paris, comprometendo-se com a neutralidade de carbono até 2050.

“Nós vamos apoiar a estruturação da governança climática, o desenvolvimento do inventário de emissões do efeito estufa, a análise de riscos e vulnerabilidades climáticas e, finalmente, o plano de ação climática. Vamos transformar esse plano em uma lei para que ele seja, de fato, uma referência que possa perdurar ao longo dos próximos anos, sendo atualizado e monitorado”, explicou Perpétuo.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, destacou que esse é um importante marco da gestão ambiental do município para lidar com os efeitos das mudanças climáticas, que afetam o mundo inteiro. “Com a parceria com o ICLEI, nós conseguimos avançar bastante nos estudos sobre as mudanças climáticas e as providências que o município e todas as instituições, organizações, empresas localizadas em nosso território devemos tomar para enfrentar essa situação. É uma situação que ocorre no mundo inteiro. São as mudanças climáticas que afetam a sobrevivência do globo terrestre e da humanidade”, afirmou o chefe do Executivo.

Para que o Plano Local de Ação Climática possa ser desenvolvido, a deputada federal Duda Salabert destinou R$ 250 mil de emenda parlamentar. O recurso possibilitou que o município contratasse o ICLEI. “Nós alocamos recursos de emenda parlamentar para subsidiar esse plano local de ação climática. Também alocamos recursos para uma estrutura do acervo de Ouro Preto. Agora, vamos conversar com o prefeito para alocar recursos para a saúde ouro-pretana. O Angelo é um grande parceiro nosso e um patrimônio da política de Minas Gerais, e eu tenho um carinho enorme por Ouro Preto. É um dever meu, enquanto deputada, alocar sempre recursos para essa cidade”, pontuou Salabert.

Historicamente, Ouro Preto sofre com deslizamentos na sede e alagamentos em distritos como Amarantina e Santa Rita de Ouro Preto. Desse modo, o PLAC é uma resposta direta às mudanças climáticas que já são sentidas no município. “São todas essas informações que vão constar nesse plano, visando as ações que temos que fazer. […] Nesse primeiro momento nós vamos estar lançando o plano de trabalho, com ações e metas. […] Vamos fazer primeiro um diagnóstico e depois começarmos a ver as linhas de ações”, esclareceu o secretário municipal de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni