Imagens: Marcos Delamore
Por: Marcos Delamore
A Semana Santa de Ouro Preto, uma das celebrações mais importantes do calendário cultural do município e mais tradicionais do Brasil, promete mobilizar fiéis aos santuários e encantar os visitantes com as solenidades de fé, adoração e de arte pelas ruas históricas e decoradas da Cidade Patrimônio Mundial.
No dia 22 de março, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Antônio Dias e a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, com o apoio do Museu Aleijadinho e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, realizaram a divulgação dos eventos e atividades da Semana Santa de Ouro Preto 2025.
Inspirado na escolha do Papa Francisco, para o Ano Jubilar de 2025, cujo tema é “Peregrinos da Esperança”, a celebração da Semana Santa tem como objetivo ser um tempo especial para a renovação da fé, do amor, do perdão e um convite a refletir sobre o significado de Esperança.
Os representantes municipais e da Igreja Católica ressaltaram os cuidados, a dedicação e as contribuições do evento para as tradições culturais do município. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), comentou sobre a participação e o envolvimento da Prefeitura nos atos da Semana Santa.
“É com muita satisfação e emoção que nós contribuímos e colaboramos com a Semana Santa de Ouro Preto, para que tudo corra bem. Essa é uma grande tradição cultural e espiritual da comunidade ouropretana, e temos o empenho em assegurar o êxito dessa belíssima programação”, disse o chefe do executivo municipal.
Para a edição deste ano, a Prefeitura disponibilizou equipes das Secretarias de Saúde e de Segurança para prestar assistência às pessoas, durante as procissões e os eventos de maior concentração de público.
A confecção dos tapetes, tradição cultural de Ouro Preto, começou no século XVIII e marca a passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade no Domingo de Ressurreição. A Secretaria Municipal de Cultura de Ouro Preto já iniciou os preparativos para essa atividade, com o recolhimento e a preparação das serragens. O secretário de Cultura de Ouro Preto, Flávio Malta, destacou a tradição. “Já estamos recolhendo os materiais para a confecção dos tapetes e garantindo que toda a estrutura esteja pronta”, afirmou.
Ele ainda abordou a promoção das tradições piedosas na cidade e os efeitos para o turismo. “São muitas pessoas envolvidas, trabalhadoras e trabalhadores, que estão se dedicando para o melhor decorrer da Semana Santa. É um momento em que nós temos o auge do turismo para a nossa cidade”, destacou.
A nível religioso, o Monsenhor Enzo dos Santos, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Conceição, abordou a preparação para o evento. “É uma alegria e uma honra muito grande ter a responsabilidade de orientar a preparação para a Semana Santa. É um momento tão especial, em uma cidade tão especial, em que nós celebraremos a nossa Semana Santa, semana maior de nossa fé”, declarou.
As celebrações da Semana Santa de Ouro Preto perpetuam as tradições religiosas, artísticas e culturais, como a confecção dos tapetes, as missas e procissões, que encantam pelo aspecto simbólico e pela participação ativa do público.
Programação
Dias 28/02; 07/03; 14/03; 21/03; 28/03; 04/04; 11/04 (sexta-feira)
19h – Celebração do solene e piedoso Setenário das Dores de Nossa Senhora, com meditações e antífonas alusivas a cada dor.
Basílica de Nossa Senhora do Pilar – 05 a 11 de abril (sábado a sexta-feira)
19h – Setenário das Dores de Nossa Senhora com Santa Missa na Capela de Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário. Em seguida, solene e piedoso exercício de meditação das Dores da Gloriosa e Bem- Aventurada Sempre Virgem Maria.
11 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira das Dores
19h – Santa Missa na Capela de Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário. Em seguida, solene e piedoso exercício de meditação das Dores da Gloriosa e Bem- Aventurada Sempre Virgem Maria.
Após o Setenário, procissão conduzindo a Imagem de Nossa Senhora das Dores de sua Capela até a Igreja de São Francisco de Paula. À chegada, canto do “Inflammatus”.
12 de abril (quinta-feira) – Sábado dos Passos
19h – Na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Santa Missa com o Sermão do Pretório. Em seguida, Procissão do Depósito, conduzindo a imagem de Nosso Senhor dos Passos da Basílica de Nossa Senhora do Pilar ao Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. À chegada, canto “Popule Meus”.
13 de abril (domingo) – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
8h30 – Na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo), Bênção e distribuição dos Ramos seguida de procissão até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde seguirá a Santa e Solene Celebração Eucarística.
16h – No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Santa Missa. Em seguida, procissão com a imagem do Senhor dos Passos até a Praça Tiradentes.
16h – Na Igreja de São Francisco de Paula, Santa Missa. Em seguida, procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes.
Na Praça Tiradentes, comovente encontro das duas piedosas e tradicionais imagens, relembrando um dos momentos mais marcantes do drama da redenção da humanidade. Ocupará o púlpito o Revmo. Sr. Pe. Bruno Gomes Silva, DD. Pároco e Reitor do Santuário de São João Batista em Barão de Cocais. Em seguida, a piedosa procissão continuará percorrendo os Passos da Paixão até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde tomará o púlpito o Revmo. Sr. Pe. Fabiano Alves de Assis, DD. Chanceler da Arquidiocese de Mariana que proferirá o tocante Sermão do Calvário.
14 de abril (segunda-feira) – Segunda-feira Santa
18h – Terço dos Homens do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
19h – Rito Penitencial no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, Via Sacra encenada no entorno da Igreja. Participação especial: Servos da Palavra e Comunidade Católica Shalom.
15 de abril (terça-feira) – Terça-feira Santa | Soledade de Nossa Senhora
19h – Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar com o sermão da Soledade de Nossa Senhora. Ocupará o púlpito o Revmo. Sr. Pe. Lucas Muniz Alberto, DD. Diretor Espiritual do Seminário de Mariana. Em seguida, Procissão da Soledade de Nossa Senhora, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores pelos Passos da Paixão, até a Igreja de São Francisco de Assis.
16 de abril (quarta-feira) – Quarta-feira Santa
19h – Santa Missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, solene e tradicional cerimônia do Ofício de Trevas, Laudes e Matinas de Quinta-feira Santa.
17 de abril (quinta-feira) – Quinta-feira Santa
17h30 – Missa Solene “In Coena Domini” – da Ceia do Senhor – no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a Missa, o Santíssimo Sacramento será transladado solenemente para a capela onde haverá adoração até às 23h e permanecerá encerrado até a hora da Sagrada Comunhão, no dia seguinte. Em seguida, em sinal de luto, os altares serão desnudados.
20h30 – Em frente a Igreja de São Francisco de Assis, ocupará o púlpito, o Exmo. Revmo. Sr. Mons. Nedson Pereira de Assis, DD. Pároco e Reitor do Santuário Basílica Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, que irá proferir o Sermão do “Mandatum”, recordando, assim, também, o ato em que Jesus lava os pés de seus discípulos.
23h – Concentração no adro da Igreja de São Francisco de Assis, de onde os fiéis sairão em Cortejo Penitencial pelas ruas da cidade. Durante o cortejo, tomarão consigo a imagem do Senhor Bom Jesus, simbolizando a Sua prisão no Horto das Oliveiras. O Cortejo seguirá até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde a imagem será encerrada no interior da Matriz.
18 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa | Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
6h – Via Sacra saindo da Capela de Nossa Senhora das Dores até o Cruzeiro do Alto da Cruz.
8h às 17h – Visita ao “Santo Sepulcro”, na Capela de Nossa Senhora das Dores.
8h às 17h – Visita ao “Calvário”, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões
09h – No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em memória da agonia do Divino Salvador na Cruz, será proferido Sermão das Sete Palavras. Tomará o púlpito o Revmo. Sr. Pe. Gilsimar Tavares Vieira, DD. Diretor do Propedêutico do Seminário São José.
15h – Nesta hora em que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu por nós, no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Solene Ação Litúrgica com Leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, Adoração da Santa Cruz e distribuição da Sagrada Eucaristia.
19h – Apresentação do figurado bíblico, seguido do tocante Sermão do Descendimento da Cruz em frente à Igreja de São Francisco de Assis, proferido pelo Revmo. Sr. Pe. Carlos Geovane Nunes Magri, DD. Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo em Araponga. Em seguida, solene Procissão do Enterro conduzindo as imagens do Cristo Morto e da Senhora das Dores pelas ruas da cidade, encerrando no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
19 de abril (sábado) – Sábado Santo
09h – No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Solene e tradicional cerimônia do Ofício de Trevas, Laudes e Matinas de Sábado Santo.
21h – No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, soleníssima Vigília Pascal: Bênção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal, canto do “Exultet”, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística
20 de abril (domingo) – Domingo de Páscoa
7h – Santa Missa festiva no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto. Em seguida Procissão da Ressurreição em direção à Basílica de Nossa Senhora do Pilar. À chegada, Santa Missa.
19h – Santa Missa Solene no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Triunfo e Solene Te Deum Laudamus.
Imagem: Prefeitura de Ouro Preto/ Divulgação