Imagem: Marcos Delamore/Marcos Delamore
Nos dias 29 e 30 de janeiro, aconteceu a 1ª edição do Fórum Regional de Diversificação Econômica de Ouro Preto (FRDE), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O encontro buscou fomentar propostas e iniciativas para desenvolver uma economia mais diversificada e sustentável.
Durante o encontro, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, o presidente do Instituto Fórum, responsável pelo projeto, Amarildo Pereira, o secretariado municipal, entidades e empresários destacaram a valorização local e a proteção e promoção do território da Cidade Patrimônio Mundial.
“Em 2026, estamos realizando o fórum regional, porque temos que ter a noção de território, de região, de municípios vizinhos integrados no processo de desenvolvimento. Este fórum foi muito concorrido e prestigiado, na vertente do desenvolvimento regional e na diversificação econômica e também na presença feminina, com o primeiro fórum de empreendedorismo feminino em Ouro Preto”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo.
O fórum contou com uma programação de palestras, oficinas, apresentações técnicas e debates, com foco para o fortalecimento do protagonismo local e o desenvolvimento econômico de Ouro Preto e da Região dos Inconfidentes. O encontro reuniu o poder público, setor produtivo, instituições, lideranças e a sociedade civil, promovendo a troca de experiências e o diálogo entre os presentes.
O secretário Felipe Guerra enfatizou o papel de integração do fórum e a união entre a comunidade ouro-pretana, os empresários e o poder público. “É um evento muito importante, porque é um evento de união. A gente discute a região, porque não existe diversificação econômica de maneira isolada no município, precisamos trabalhar o território, com as cidades co-irmãs e tendo políticas públicas eficientes”, pontuou.

Estruturado em seis eixos temáticos, alinhados ao Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE): Empreendedorismo e Inclusão Produtiva; Agropecuária e Desenvolvimento Rural; Economia Verde; Tecnologia e Inovação; Economia Criativa; Turismo.
Para o presidente do Instituto Fórum, Amarildo Pereira, o projeto foi criado para pensar a diversificação econômica nos territórios dependentes principalmente da mineração. “O trabalho nosso aqui é entender que a gente só consegue trabalhar, pensar e resolver juntos. Todos são importantes. O fórum é um espaço para que todos possam pensar juntos a diversificação econômica e desenvolvimento dos territórios”, declarou.
A edição foi uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) em parceria com o Governo de Minas, Invest Minas, Federaminas, Empreendelas, Sala do Empreendedor de Ouro Preto, o CDL Ouro Preto, o Condes, a ACEOP, o Fundo de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (FUNDES) e o Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE), e patrocinada pela Samarco e a Vale.
