O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
4 min

Ouro Preto: Casa da Ópera celebra 225 anos com programação especial e gratuita

Ouro Preto: Casa da Ópera celebra 225 anos com programação especial e gratuita

Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore

A Casa da Ópera, em Ouro Preto, completa 225 anos de legado histórico na Cidade Patrimônio Mundial e nas Américas. Em celebração a esse marco, nos dias 06 e 07 de junho fará encontros musicais comemorativos e gratuitos para a população ouropretana.

O teatro mais antigo em funcionamento das Américas iniciará o calendário de eventos na próxima sexta-feira, dia 06 de junho, às 20h, com a apresentação da dupla Gustavo Fechus e André Vitorino, que resgata a sofisticação e as emoções de obras de compositores importantes para a música latino-americana. No sábado, dia 07 de junho, também às 20h, uma homenagem de Luciano Luppi e Bruna Guimarães a um dos poetas mais ilustres do modernismo e um dos maiores expoentes da língua portuguesa, o português Fernando Pessoa, abrilhantará o público presente em um momento único e inesquecível.

Os espetáculos

Gustavo Fechus e André Vitorino

A dupla apresenta o show Duo Sangue Latino: tangos, choros e outras bossas, uma homenagem aos ritmos que embalam a América Latina. Gustavo Fechus formou-se em violino no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, sua cidade de origem. Venceu os prêmios BDMG Jovem Músico e Jovem Instrumentista. Há 17 anos, vive em Ouro Preto. André Vitorino é graduado em Música pela UFOP e pela Bituca. Pianista, sanfoneiro e produtor musical, atua em diversas formações e transita por diferentes estilos da música brasileira.

Cenas Poéticas Fernando Pessoa

O espetáculo é uma homenagem a um dos maiores e mais importantes poetas e escritores da língua portuguesa, apresentado por Luciano Luppi, cantor, ator e diretor de teatro desde 1969, tendo participado de mais de 70 peças teatrais, mais de 80 comerciais televisivos, filmes e novelas. É dramaturgo, professor de interpretação e artes cênicas, além de atuar como consultor e facilitador em empresas para sensibilização e treinamento de equipes. Há 25 anos vem se apresentando por todo o Brasil. Luciano Luppi apresenta o espetáculo na companhia de Bruna Guimarães no violoncelo.

O Teatro Casa da Ópera de Ouro Preto

A Casa da Ópera, edificada em 1769 e inaugurada em 6 de junho de 1770, é o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Idealizado por João de Souza Lisboa, o atual Teatro Municipal de Ouro Preto teve, em seu marco histórico inaugural, o aniversário do Rei Don José I, e representa a arte, as tradições do município e o papel de vanguarda para o cenário musical brasileiro.

Parte da paisagem artística e cultural de Ouro Preto, a Casa da Ópera, desde o período barroco, se revela como um espaço apropriado para a exibição de espetáculos que ressaltam aspectos singulares da sociedade setecentista ouropretana. O local é um dos monumentos mais visitados na cidade.

O ambiente, marcado pela arquitetura surpreendente e magnífica, preserva um dos patrimônios mais importantes para o país e guarda a história de famosos artistas nacionais e internacionais. Além disso, evidencia um componente revolucionário e de resistência, haja vista que, no século XVIII, permitiu apresentações de mulheres, algo incomum para a época. Desde então, as clássicas temporadas contam com uma programação intensa e extensa, com mulheres e homens compartilhando o teatro e celebrando a diversidade nos palcos da cidade histórica.

O repertório da Casa da Ópera, ao longo dos séculos, contou com apresentações de Cláudio Manoel da Costa, da Companhia da Casa da Ópera, da Orquestra Ouro Preto, e de festivais de arte. O teatro foi frequentado pelo imperador Dom Pedro II, pelo advogado e poeta Alvarenga Peixoto, pelo presidente da República Juscelino Kubitschek, e demais personalidades influentes mundiais.

Imagem: Ane Souz     

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni