Imagem: Marcos Delamore
Por: Marcos Delamore
A Câmara de Ouro Preto entregou três homenagens às mulheres e instituições do município, nesta quarta-feira (26). São elas: a Medalha Mulher Destaque, a Comenda Bárbara Heliodora e a Comenda Beatriz Brandão. A formalidade aconteceu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e é um agradecimento e um reconhecimento pela dedicação e esforços nos serviços e trabalhos prestados em prol do prestígio e da proteção das mulheres do município.
O presidente da Câmara, Vantuir da Silva (Avante), destacou a importância das mulheres para a promoção e o desenvolvimento de Ouro Preto. “O evento homenageia as mulheres e entidades que contribuem para a nossa Ouro Preto. Fico muito feliz de presidir essa sessão solene tão significativa para nossa cidade e para as mulheres de Ouro Preto”, disse.
A homenageada de Vantuir, Márcia Mota, professora da rede municipal de ensino, comentou o sentimento de ser condecorada com a medalha de mérito por seu ofício. “Nós, mulheres que fomos agraciadas, companheiras e guerreiras, cada uma dentro da sua peculiaridade, agradecemos a todos os vereadores e a vereadora pelo reconhecimento de nossa contribuição para a sociedade”, enalteceu.
Ao Jornal O Liberal Inconfidentes, a vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga, revelou a luta e a relevância da união das mulheres em prol dos direitos femininos. “Queria parabenizar todas as mulheres e entidades que foram homenageadas. Queria agradecer por todo trabalho, luta e conquista. Que nós mulheres continuemos juntas, porque, quando a mulher vence ou avança, todas as mulheres também avançam. Quando uma mulher conquista um direito, nós todas conquistamos juntas. Essa união, sororidade e inspiração de todas as mulheres e entidades nos orgulha muito e merecem essas homenagens, que são tão significativas”, declarou.
Em conversa com a vereadora Lílian França (PP), única representante feminina no Legislativo do município, ela celebrou as homenagens às mulheres de Ouro Preto. “O município tem mulheres maravilhosas, incríveis. A gente tem o prazer de entregar a elas o destaque e incentivar para que esses trabalhos sociais que elas desenvolvem, com tanto empenho, possam inspiram umas às outras”, manifestou.
Uma das instituições do município agraciada pelas honrarias foi a Associação do Grupo da Terceira Idade (AGTI). A iniciativa, que está na cidade há mais de 30 anos, visa contribuir para a promoção, proteção e defesa das pessoas idosas. A representante do grupo, Maria Aparecida, comentou o recebimento do mérito. “Para nós é uma honra ser homenageada, em prol do trabalho que está sendo feito para os idosos”, comemorou.
A atleta ouropretana, Lourdes Fernandes, detentora de inúmeras premiações esportivas a nível municipal, estadual, nacional e mundial, e responsável por conduzir a tocha olímpica pelas ruas de Ouro Preto em 2016, foi homenageada pelo vereador Ricardo Gringo (Republicanos) pelas conquistas e por sua atividade em favor do esporte na cidade. “Fico muito feliz por ser homenageada. São vinte e cinco anos de atletismo e agradeço a todos por essa homenagem, e, principalmente, ao Ricardo Gringo, pela honra e humildade de me convidar para participar e receber esse mérito”, expressou.
Outra célebre personalidade de Ouro Preto e de exercícios nos âmbitos educacionais e religiosos da cidade, Rita Maria Moraes Cota, homenageada pela Comenda Beatriz Francisca de Assis Brandão, “É um momento muito especial para minha vida. Fico muito feliz com esse momento que estou vivendo agora, aos 82 anos”, mencionou.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), destacou o momento de reconhecimento das mulheres do município. “É um momento muito importante, porque é o reconhecimento dessa presença decisiva da mulher na construção da sociedade ouropretana. A cidadania de Ouro Preto muito devemos a presença feminina e a condição feminina é essencial para o equilíbrio, a harmonia, a paz e a democracia na sociedade”, enfatizou.
Homenageadas:
Bárbara Heliodora: As homenageadas nesta categoria são: Aline das Graças Eduardo, Cândida Marota Mendes (in memoriam), Letícia Roni Rampinelli, Mara Regina Ferreira e a Associação Grupo Terceira Idade (Agti).
Beatriz Brandão: A comenda agraciou as seguintes mulheres: Rita Maria Moraes Cota, Silvania Rossi, Tereza de Souza, Vânia de Fátima Vicente e o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora.
Mulher Destaque: A Medalha Mulher Destaque foi entregue para as mulheres indicadas por cada um dos quinze representantes da Câmara Municipal: Adriana Dallorto Figueiredo Piuzana (Matheus Pacheco), Ana dos Prazeres Soares (Carlos Mendes), Ana Maria Pereira Marques (Wemerson Titão), Ana Paula Lobo Pereira de Freitas (Naércio Ferreira), Angela Maria Maciel Ferreira (Renato Zoroastro), Estéfane Tecla Malaquias (Kuruzu), Lívia Bastos de Lima (Lilian França), Lourdes Aparecida dos Santos Fernandes (Ricardo Gringo), Luiza Ramalho Vitório (Alex Brito), Márcia da Conceição Mota (Vantuir Silva), Neide Aparecida Simões Fortes (Luiz Gonzaga do Morro), Silvana Maria Lima da Silva Santana Castro (Luciano Barbosa), Viviane Flores Xavier (Zé do Binga) e Wanessa Geralda P. dos Santos (Mercinho).