Imagem: Neno Vianna/ PMOP / Por: Marcos Delamore
O Museu da Inconfidência, monumento que compõe o patrimônio histórico e cultural de Ouro Preto, recebeu um novo item simbólico que fará parte de seu acervo e será exibido na Sala do Império. O Brasão da República, artigo original do final do século XIX e que estava instalado no auditório da Prefeitura Municipal, foi concedido à instituição pelo prefeito Angelo Oswaldo (PV), na última sexta-feira (16), durante o ato oficial de assinatura do Termo de Recebimento de Bem Cultural.
De acordo com o prefeito, o artefato histórico teria sido encontrado por Padre Simões, na parte anterior do altar da Igreja de São Francisco de Paula, no município mineiro, e encaminhado ao Poder Executivo em 2006. “Padre Simões foi um grande preservador da história de Ouro Preto e me aconselhou a guardá-lo na Prefeitura. Agora, o Brasão coroa o circuito histórico do Museu da Inconfidência”, declarou.
Angelo Oswaldo ainda afirmou que a república era um dos ideais dos inconfidentes e que a peça é importante para entender e revisar a historiografia da Inconfidência Mineira. “O Brasão de Armas da República amplia a compreensão da Inconfidência como um fato histórico inacabado e está sempre gerando novas visões e novas leituras”, disse.
O diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, agradeceu a administração municipal e destacou a relevância do item para a história da instituição histórica. “Esse Brasão completa e possibilita uma leitura mais ampla e profunda do sentido do Museu da Inconfidência como a memória da formação da nossa história política”, ressaltou.
A sede do Poder Executivo receberá uma bandeira do Brasil, obra significativa do artista ouropretano Jorge Fonseca, para o lugar que pertencia ao Brasão.