Reportagem: Lucas Porfírio
Em um marco histórico para a saúde e os direitos LGBTQIA+ em Ouro Preto, uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil foi destinada para a criação de um ambulatório especializado no atendimento à população transexual e travesti no município. O recurso, articulado pela deputada estadual Bella Gonçalves em parceria com a Secretaria de Promoção Social, promete atender uma demanda há muito tempo reivindicada pela comunidade.
O ambulatório será um equipamento fundamental para oferecer serviços especializados, como o acompanhamento no processo de hormonização e o suporte psicológico à população trans e travesti.
Em um vídeo postado no instagram da Prefeitura, Bella Gonçalves destacou a relevância do projeto. “Eu tô aqui pra dizer da importância da criação do Centro de Referência LGBT para Ouro Preto e das políticas para toda a região. Eu estive recentemente na Conferência Municipal LGBT e lá nós discutimos a necessidade de avançar na saúde LGBT, em especial de pessoas travestis e transexuais. Nesse sentido, pactuamos o envio de uma emenda de R$ 500 mil para a saúde LGBT e a abertura de um Ambulatório Trans na cidade”, afirmou a deputada.
Victor Pinto, diretor de Promoção Social, reforçou o impacto do novo ambulatório para a população local e regional. “Esse é um passo importante para Ouro Preto. A gente tem uma demanda enorme com essa questão da hormonização da população trans. E com certeza, esse vai ser um avanço gigantesco não só para Ouro Preto mas para toda Região dos Inconfidentes”, disse o diretor.