Imagem: Neno Viana/PMOP
A cidade de Ouro Preto será sede do Concerto Barroco, em junho de 2025
Por: Marcos Delamore
O encontro entre o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, a Ministra Plenipotenciária da Embaixada da Croácia, Gordana Sermek, e o porta-voz do prefeito de Varazdin, Mario Habek, foi realizado nesta segunda-feira, dia 10, na Casa de Gonzaga. O compromisso também contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, e do diretor do Teatro Municipal, Sussuca.
A aproximação entre o Brasil e a Croácia visa fortalecer a história da relação entre os países e intensificar os laços culturais. Ouro Preto, como Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, estabelece e fomenta parcerias internacionais para promover atividades educacionais e movimentações turísticas por meio de experiências de intercâmbio no município, além de ações para a preservação da riqueza cultural.
O prefeito Angelo Oswaldo (PV) anunciou o Concerto Barroco da Croácia em Ouro Preto. “Nós temos, agora, a satisfação de receber o anúncio de um grande concerto barroco a ser realizado em Ouro Preto, no dia 19 de junho. Um festival barroco importantíssimo. Não percam.”, disse.
O Festival Noites Barrocas é um evento musical e tradicional em Varazdin, na Croácia, no qual são apresentadas obras barrocas croatas de artistas locais e estrangeiros. De grande relevância nacional, o espetáculo Concerto Barroco será representado na cidade de Ouro Preto.
O representante do prefeito de Varazdin comentou sobre o vínculo de cooperação internacional. “Um prazer estar nessa maravilhosa cidade. Significa um grande dia, quando faremos o concerto aqui. Talvez, no futuro, começamos um relacionamento entre Croácia e Brasil, e entre Varazdin e Ouro Preto”, destacou Habek.
A união cultural entre as regiões valoriza a riqueza do patrimônio histórico e cultural de Ouro Preto.