Imagem: Ane Souz/ Prefeitura de Ouro Preto / Por: Victória Oliveira
A Estação de Engenheiro Corrêa, localizada no distrito de mesmo nome, em Ouro Preto, avança no processo de restauração com o início da instalação das telhas da nova cobertura. A intervenção marca uma etapa importante da obra, ao devolver a identidade arquitetônica original da edificação histórica.
Segundo informações da Prefeitura de Ouro Preto, a restauração já passou por diferentes etapas, como a limpeza e o cercamento da área, o escoramento da estrutura para garantir a segurança das paredes e o reforço das fundações, garantindo a estabilidade da edificação. A fase atual consiste na colocação das telhas sobre a nova estrutura do telhado, o que garante a proteção contra o tempo e, ao mesmo tempo, devolve à estação a forma semelhante à original, com as mesmas proporções que apresentava antes da deterioração.
Em seguida, o projeto seguirá para a construção de dois banheiros com acessibilidade, voltados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Essa alteração no escopo da obra, de acordo com a Prefeitura, representa um esforço para modernizar o espaço e deixá-lo mais inclusivo, preparando-o para receber moradores e visitantes com conforto e segurança.
A restauração é realizada por meio de uma parceria público-privada. O financiamento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio dos Grupos Herculano e J. Mendes. A gestão do projeto está sob responsabilidade da Holofote Cultural.