REPORTAGEM: Lucas Porfírio
Durante todo o mês de novembro, o Brasil celebra o “Novembro Negro” com o objetivo de promover o debate sobre igualdade racial e a luta antirracista. Por essa razão, a prefeitura de Ouro Preto realizará, entre os dias 5 e 25 de novembro, ações educativas e sociais que mantêm viva a história e a cultura do povo negro no município.
O diretor de Igualdade Racial de Ouro Preto, Kedison Guimarães, destaca a importância do município realizar essa ação. “É importante ressaltarmos a comemoração do Novembro Negro para mostrarmos a luta dos nossos ancestrais, que vieram antes de nós e pavimentaram todo esse caminho para que a gente pudesse estar aqui hoje. Por isso, é importante comemorar nossas conquistas e nossas lutas”, explicou o diretor de Igualdade Racial.
A programação conta com um ciclo de debates, incluindo mesas-redondas e atividades relacionadas ao tema, que visam ampliar o entendimento social e histórico sobre a presença negra na trajetória do Brasil e do Estado de Minas Gerais. “A programação do Novembro Negro foi pensada de forma coletiva, juntamente com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal de Ouro Preto, com a Diretoria de Promoção da Igualdade Racial e com todos os movimentos que lutam em prol da promoção da igualdade racial”, pontuou Kedison Guimarães.
Todas as atividades do evento são abertas ao público de forma gratuita. “Devemos cada vez mais fomentar ações voltadas para a promoção da igualdade racial, não somente no Novembro Negro, mas em todo o ano”, finalizou o diretor de Igualdade Racial.
A programação completa está disponível no Instagram da Prefeitura de Ouro Preto.