O investimento em melhoria contínua dos processos industriais da Novelis, em sua unidade em Ouro Preto, resultaram em 8% de crescimento de produção em relação mês anterior. “A partir dos melhoramentos no processo produtivo que realizamos em maio desse ano pudemos aferir ganhos expressivos já em junho”, afirma Eli Murilo, gerente da Unidade de Ouro Preto da Novelis.
A partir de mudanças de procedimentos na área de refusão, onde as ligas de alumínio são preparadas, a empresa conseguiu identificar oportunidades para ganhar tempo e reduzir o ciclo de fusão possibilitando o aumento mensal da produção de tarugos em 8%.
Num processo integrado com a unidade de laminação de alumínio da Novelis em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, o projeto foi estruturado por 14 profissionais, entre eles técnicos da refusão de Ouro Preto e equipes de melhoria contínua de Pindamonhangaba. Eles desenvolveram 16 ações na área de refusão, que envolveram os processos de carregamento de fornos, vazamento do metal e tratamento térmico. Entre elas está o controle de temperatura dos fornos, desde o seu carregamento com o hidróxido de alumínio, até a formação do metal, evitando o resfriamento do forno.
“Esse aumento de produtividade nos permitirá vender maiores volumes para nossos atuais clientes e ainda prospectar outras empresas interessadas neste produto,” conclui Murilo.