O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Nossa Senhhora do Pilar de Ouro Preto recebe nova coroa

Nossa Senhhora do Pilar de Ouro Preto recebe nova coroa

Ouro Preto, MG, 16 de dezembro de 2024 – No domingo, 22 de dezembro de 2024, às 19h00, na basílica menor de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, a paroquia de Nossa Senhora do Pilar, receberá, para a padroeira da cidade, uma nova coroa, que substituirá a coroa anterior, furtada em 1973. A nova joia comemora o aniversário de 60 anos da sua coroação pontifica.

A invocação à Nossa Senhora do Pilar nunca foi muito popular em Portugal. Todavia, durante o período da União Ibérica (1580-1640), apareceram no Brasil várias invocações marianas de origem espanhola – entre elas a de Nossa Senhora do Pilar – que foram gradativamente penetrando no interior do brasileiro, através de imagens transportadas em oratórios das expedições exploratórias.

Precursora das representações de Nossa Senhora do Pilar em Minas Gerais, a imagem original, tendo chegado à região provavelmente na Bandeira de Bartolomeu Bueno, faz parte do acervo de bens móveis da igreja Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Para abrigá-la, levantou-se uma pequena ermida, posteriormente substituída pela atual Igreja Basílica de Nossa Senhora do Pilar, inaugurada em 24 de maio de 1733. Nesta ocasião, a imagem da padroeira, acompanhando o Santíssimo Sacramento, foi solenemente reconduzida a seu novo templo, na Procissão de Triunfo Eucarístico.

Furtada em 1938, a imagem foi encontrada por Monsenhor João Castilho Barbosa e Washington Morais de Andrade (SPHAN) no Rio de Janeiro, em 1955.

Durante o século XIX, segundo registros da Irmandade de Nossa Senhora do Pilar, outras duas imagens foram adquiridas. Uma primeira para servir de peregrina para as visitas pastorais nas comunidades e hospitais. E uma segunda de maior proporção, para ser colocada no trono principal da igreja.

Em julho de 1963, a última imagem recebeu do Papa João XXIII o título de Padroeira Pontifícia de Ouro Preto, recebendo em solene coroação: a Coroa de Ouro cravejada de pedras preciosas.

A referida coroa produzida em 1963 fora roubada em 1973, em conjunto com outras 17 peças originárias do Triunfo Eucarístico, do antigo Museu da Prata e do Ouro.

Ainda que a imagem original tenha sido furtada em 1938 e tenha estado perdida por 17 anos, a esperança em reavê-la jamais se perdeu. A fé no retorno da imagem se manteve e foi recompensada com seu retorno para a Basílica, em 1955 – demonstrando que a história não se encerrou com o pernicioso furto.

Do mesmo modo, uma nova história para a coroa de Nossa Senhor do Pilar passou a se desenrolar em 2023, ano que completa os 60 anos da Coroação Pontifícia, e a comunidade já organiza novas celebrações.

Neste ano, iniciou-se o desenvolvimento e a produção de uma coroa comemorativa dos 60 da coroaçãopontifica de Nossa Senhora do Pilar, cujo resultado se apresentará no domingo, 22 de dezembro de 2024.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni