O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Museu da Inconfidência estampa exposição “Arte nas Janelas” em homenagem à personalidades icônicas da cultura de Ouro Preto

Museu da Inconfidência estampa exposição “Arte nas Janelas” em homenagem à personalidades icônicas da cultura de Ouro Preto

Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore

Em celebração ao marco histórico da abolição da escravatura do Brasil, rememorado no dia 13 de maio, o Museu da Inconfidência, principal cartão postal de Ouro Preto, inaugurou uma nova exposição intitulada por “Arte nas Janelas”. A mostra estampa, nas janelas mais altas do monumento arquitetônico, as importantes lideranças e personalidades icônicas do município. O objetivo é homenagear e fomentar o reconhecimento às práticas culturais intrínsecas e ainda presentes na cidade.

A ação, que uniu os esforços da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, do Museu da Inconfidência e de Joaquim Artes e Ofícios, dedicou-se a identificar os mestres e mestras que perpetuaram os saberes tradicionais e enalteceram as referências culturais da cidade, como o congado, as celebrações da Semana Santa e a capoeira. O projeto foi contemplado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), dentro do programa Minas Para Sempre, por meio do Semente, núcleo de incentivo a projetos socioambientais do MPMG.

O conceito da exposição aplica elementos estéticos visuais marcantes e surpreendentes para documentar e reverenciar a história de figuras ouropretanas, como Niníca e Bené da Flauta, que são símbolos das instâncias cotidianas da vida na Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. As belas e únicas imagens foram criadas por célebres fotógrafos da região e do Brasil. O grupo seleto de talentos conta com: Eduardo Tropia, Zedu Monte, Mila Damasceno, Dimas Guedes (in memoriam), Alexandre Martins, Lucas Godoy e o Coletivo Olho de Vidro.

A mostra representa a memória, a arte, a cultura e os valores de Ouro Preto, por meio de um olhar voltado a salvaguardar os protagonistas da identidade local e do patrimônio histórico do município e do país.

As obras emergenciais de restauro do Museu da Inconfidência, conduzidas por Joaquim Artes e Ofícios, contempla o projeto “Arte nas Janelas” e a execução de intervenções de prevenção contra incêndio e pânico, reforma e revisão das instalações elétricas, pintura das alvenarias e limpeza das cantarias das fachadas do prédio histórico de Ouro Preto.

O programa “Minas Para Sempre” destina recursos de medidas compensatórias ambientais acordadas entre o Ministério Público de Minas Gerais e instituições privadas para viabilizar projetos de revitalização cultural, assegurando a preservação dos bens integrantes do patrimônio cultural do estado.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni