Imagem: Museu Boulieu/Divulgação / Por: Marcos Delamore
Em comemoração ao terceiro ano de existência do Museu Boulieu em Ouro Preto, a instituição fará o lançamento oficial do Calendário Cultural de Atividades 2025/2026, no dia 14 de maio, a partir das 17h. Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, o espaço abriga a coleção do casal Maria Helena e Jacques Boulieu, reconhecida por conter um dos mais relevantes e significativos acervos de arte barroca com influência ibérica.
Durante os próximos meses, o museu contará com uma programação especial, que promete atrair grande público para as atividades culturais e artísticas, e oficinas educativas. Já de início, o Museu Boulieu preparou uma nova exposição temporária, “Milágrimas”, em parceria com o Museu do Oratório. A abertura da temporada de 2025 do programa “Sílabas e Sons”, acontecerá às 20h, desta quarta-feira, com a apresentação do multiartista Pedro Luís.
Imagem: Marcos Hermes
A exposição “Milágrimas” é uma mostra, em conjunto com o Museu do Oratório, que convida o público a uma imersão nas manifestações de fé e sensibilidade presentes nos oratórios dos séculos XVII ao XX. A comunicação entre os acervos das instituições destaca a manutenção de tradições religiosas e culturais que permanecem nas instâncias da vida da população mineira.
O programa “Sílabas e Sons” é um momento em que os visitantes se encontram com célebres personalidades brasileiras, por meio de diálogos, performances e canções. O convidado especial para a abertura da edição atual é Pedro Luís. Idealizador e vocalista da famosa banda “Monobloco” e ex-líder do grupo“Pedro Luís e A Parede”, Pedro é cantor, compositor, diretor musical e instrumentista, e tem lançamentos musicais com os principais nomes da Música Popular Brasileira (MPB).
O Calendário Cultural deste ano dispõe de parcerias musicais inéditas, que visam a formação de novos públicos e a ocupação criativa do espaço do museu. Às quartas-feiras, dia de entrada gratuita no ambiente, a Orquestra Jovem de Ouro Preto, formada por alunos da Escola de Música Padre Simões, por meio do projeto “Acordes para além do Tempo”, fará apresentações mensais com um repertório que une clássicos da música instrumental, popular brasileira e do universo infantil.
Imagem: Museu Boulieu/Divulgação
As oficinas Duas “Diário Boulieu” e “Representar uma arte de escolha”, já consolidadas no calendário de atividades da instituição, se unem à “As respostas pelos caminhos” e “Meu Brasil no Mapa”, para atender ao público de todas as idades. A primeira é uma oficina interativa que, em formato de jogo de quiz, convida os participantes a uma viagem lúdica pelo museu, explorando temas como arte, história e geografia das culturas americanas e asiáticas. Já a segunda, propõe um mergulho criativo no universo da cartografia, incentivando a expressão artística e a compreensão das identidades culturais brasileiras.
O evento tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados pela plataforma Sympla. O Museu Boulieu indica que será necessária a doação de 1kg de alimento não perecível por participante, que será destinado à entidades sociais da região.
Para mais informações, acesse o site do Museu Boulieu.