O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
2 min

Moradores de Amarantina e Coelhos podem se cadastrar para mutirão de castração gratuita de animais

Moradores de Amarantina e Coelhos podem se cadastrar para mutirão de castração gratuita de animais

Imagem: Ane Souz

Por: Victória Oliveira

Na última semana, a vereadora de Ouro Preto, Lilian França, anunciou cadastro para mutirão de castração gratuita de animais domésticos no distrito de Amarantina, atendendo também a comunidade dos Coelhos, localidade vizinha. O mutirão ainda não tem data marcada, mas as inscrições já começaram.

O cadastro pode ser feito presencialmente nos postos de saúde de Amarantina e Coelhos, ou pelo telefone (31) 9853-8196, contato do Mandato Feminino. Para a castração, o pet precisa ter entre 6 meses e 8 anos de idade e estar em boas condições de saúde. No caso das fêmeas, há cuidados específicos para as que já tiveram filhotinhos: elas só podem ser castradas após 60 dias do parto e não podem estar amamentando.

Entre os cachorros, não serão cadastrados os braquicefálicos, isto é, as raças com focinho achatado, como Pug, Boxer, Shih Tsu, buldogue, entre outras, porque necessitam de uma anestesia específica.

Lilian França reforçou a preocupação de seu mandato com a causa animal: “Criamos a Comissão da Causa Animal na Câmara Municipal de Ouro Preto, com reuniões online mensais para fortalecer políticas públicas em defesa da vida animal”.

A castração é um método eficaz no controle populacional de cães e gatos, o que tende também a diminuir o número de abandono. É também muito indicado pelos médicos-veterinários por atuar na prevenção e redução de diversas doenças, como as enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas, além de auxiliar no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia, e resultar na redução de comportamentos indesejados, como agressividade e brigas por disputa de território.

Como cuidados pré-operatórios, o mandato da vereadora destaca, nas orientações do cadastro, um banho no pet no dia anterior, para se certificar de que ele não tenha pulgas ou carrapatos, e um jejum de 6h comida e 4 horas de água, antes da cirurgia. Os cuidados após a castração serão indicados durante o mutirão.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni