A sala é uma ação que integra o Plano Municipal de Turismo de Ouro Preto
Na segunda-feira, 21, foi inaugurada a primeira Sala Mineira do Artesão, iniciativa da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (SEEDIF) em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Sebrae e Emater-MG, para fortalecer o artesanato e desenvolver o potencial dos artesãos.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, do secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Felipe Guerra, do vereador Chiquinho de Assis, do secretário de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito, Ubiraney de Figueiredo Silva, do vice-prefeito de Ouro Branco, Celso Roberto Vaz, do subsecretário da Seedif e coordenador do programa +Artesanato, Pedro Leão, da presidente do Servas e primeira dama do Estado, Carolina Pimentel, além de representantes do Sebrae, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e de artesãos ouro-pretanos.
Na data, também foram entregues exemplares da Carteira Nacional do Artesão, dos artesãos que já cadastrados. A sala está funcionando no Paço da Misericórdia – Centro de Artes e Fazeres de Ouro Preto, localizada na Rua Padre Rolim, 344, no bairro São Cristóvão, no horário das 8h às 13 horas.
A Sala Mineira do Artesão irá oferecer diversos serviços, como: cadastro para a confecção da Carteira Nacional do Artesão, capacitação e instruções para participação de feiras, eventos e editais.
Para solicitação da Carteira do Artesão são necessários os seguintes documentos: uma foto 3X4 e cópias do CPF, identidade, comprovante de endereço. As entrevistas são reservadas de segunda a quarta-feira. O artesão pode cadastrar em até três técnicas diferentes. Durante a avaliação, é necessário ter em mãos, um produto pronto e um produto inacabado para ser finalizado na hora.