Entrega de medalhas homenageou personalidades, ex-alunos, cidadãos e instituições
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ouro Preto comemora neste ano mais um aniversário. A solenidade, realizada no dia em que o Instituto completou 71 anos de existência, 15 de maio, aconteceu no Auditório do Degeo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) com a entrega da Medalha Padre José Pedro Mendes Barros.
O evento tem como objetivo homenagear personalidades, ex-alunos, cidadãos e instituições parceiras, que tenham prestado serviços de extrema relevância à instituição, contribuindo ativamente com o fortalecimento e desenvolvimento do IFMG. Representante dos Técnicos Administrativos aposentados do IFMG, Maria Antônia dos Prazeres, foi uma das homenageadas e se emocionou com a entrega da medalha. “Hoje é dia de agradecer. E eu agradeço em especial aos colegas que no ano de 1969 me trouxeram para trabalhar na escola, me transferindo do INSS para o Instituto. Estou muito feliz de poder estar aqui hoje recebendo essa linda homenagem. Eu sempre gosto de dizer: ‘tudo vale a pena, quando a alma não é pequena’”, agradeceu Prazeres. Já o ex-aluno, Níveo Roberto Campos Souza, homenageado de 50 anos, pontuou a importância do sistema educacional do Instituto. “Foi uma adaptação difícil passar do ginásio à escola técnica naquela época. Era um sistema muito diferente, pois se estuda o dia todo e é muito rigoroso. Mas foi muito importante, um aprendizado sem igual, pois quando fui para a faculdade já estava acostumado ao sistema”.
Durante o momento de reencontro e lembranças emocionantes o diretor pró-tempore, Walter Pavão, ressaltou a importância da participação dos homenageados. “Este é um momento dos profissionais de hoje, que ontem foram nossos alunos. É uma felicidade para a escola recebe-los aqui. Nós temos que preservar a memória e essa iniciativa é uma forma de agradecermos aqueles que ajudaram a construir a nossa história”, parabenizou Pavão.
Há 15 anos a Medalha Padre Pedro José Mendes Barros presta uma singela homenagem ao sacerdote do conhecimento, conhecido carinhosamente como Padre Mendes, que ministrou a aula inaugural do Instituto em 1944.