O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação finaliza turnê em Ouro Preto

Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação finaliza turnê em Ouro Preto

Baseada na opereta “A noiva do condutor”, de Noel Rosa, a peça será apresentada na Casa da Ópera no sábado (19), às 20h

O Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, chega à Ouro Preto com o espetáculo “Teatro de Variedades – No Escurinho do Portão”, que encerra a turnê, depois de marcar presença em outras quatro cidades: Mariana, Itatiaia (distrito de Ouro Branco) Santa Luzia e Itabirito.

Para a atriz Fernanda Donato Santos a turnê está sendo muito importante para o grupo. “Estou a sete anos no grupo e é a primeira vez que fazemos uma turnê. Gosto muito de fazer teatro. Teatro é a minha vida”, enfatiza.

De acordo com Gilson Fernandes, coordenador do projeto, do ponto de vista cultural, a turnê é de grande valor e riqueza para as crianças, priorizando a difusão das artes cênicas em camadas carentes deste tipo de iniciativa. “Importante ressaltar a importância dos parceiros que estiveram nos apoiando e também pelo recurso do Fundo Estadual de Cultura. Sem os parceiros e o recurso não seria possível que o projeto se tornasse realidade”, explica Gilson.
“Com este projeto, o Grupo contribui para o fortalecimento de uma a política de circulação de espetáculos de teatro pelo interior, democratizando o acesso à cultura para as crianças, além de cativar novas plateias”, completa Karine Assis, produtora executiva do espetáculo.

A Casa da Ópera fica na Rua Brigadeiro Musqueira, 104, no Centro. A entrada é franca e a censura é livre. O espetáculo tem apoio do Governo de Minas, por meio do Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, com produção da Holofote Cultural, promoção do Jornal O LIBERAL e Rádio Real FM, apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Firma designer, Souza & Braga Transportes e Supermercados Farid.

Sobre a peça

A peça tem direção de Mauro Ghoña e faz referência à magia do circo e homenageia a todos os palhaços de palco e picadeiros. No espetáculo, Romeu e Vitória moram em uma casa com a irmã Florzina, viúva e mãe de cinco crianças. O casal tem como objetivo realizar um bom casamento para a filha Helena e, para isso, abusam dos cambalachos e passam por situações hilariantes.

Sobre o Grupo

O Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, entidade sem fins lucrativos, atuante desde 1997, vem realizando trabalhos na área cultural e social, trabalhando com crianças, adolescentes, adultos e idosos, resgatando valores culturais e sociais, fatos da história dessa comunidade e da região. As pesquisas são feitas através de livros e revistas da Biblioteca Municipal de Itabirito, Arquivos de Ouro Preto e Belo Horizonte, além de relatos de antigos moradores do Distrito de São Gonçalo do Bação e seus arredores. O Grupo conta com um elenco de 30 participantes, desde crianças de nove anos até idoso de 70 anos, passando por adolescentes e adultos.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni